A parceria do Detonautas com o Pavilhão 9 rendeu o single Fatos do Brasil, que chegou ao streaming na última quinta-feira (23). A faixa produzida pelo Pavilhão 9 e Daniel Krotozinsky (DNAudio Studios), mixada e masterizada por Apollo 9, foi escrita a quatro mãos por Rhossi e Tico Santa Cruz.
A música dá continuidade ao encontro realizado no palco do Rock in Rio em 2019 trazendo ao público o peso das guitarras de Rafael Bombeck, da bateria de Leco Canali, os scratches do DJ MF e o vocal inconfundível de Doze, que completa o time de vocalistas.
Como não poderia ser diferente, Fatos do Brasil é uma música de protesto, que escancara questões políticas e sociais que permeiam o Brasil desde sempre, mas traz um refrão otimista que vem para ficar.
De acordo com Rhossi, vocalista do Pavilhão 9, Fatos do Brasil é uma música de protesto, mas que fala também de mudança e que tem tudo a ver com o momento pelo qual o país e o mundo estão passando. Poder contar com a participação do Detonautas numa música como essa reforça ainda mais esse viés político que a música tem”.
O projeto gráfico da capa ficou a cargo da agência Mitt, que criou a proposta visual utilizando fotografia e referências iconográficas de momentos marcantes da história do Brasil para sintetizar a luta entre opressores e oprimidos. Assim, inspirados na obra Seja Marginal. Seja herói, de Hélio Oiticica, que retrata o assassinato de Cara de Cavalo, uma das primeiras vítimas do esquadrão da morte carioca durante a ditadura, morto acusado de assassinar um policial, fizeram uma releitura atualizando o sentido da obra.
Dessa vez, na capa do single, o preto, pobre e favelado assassinado e perseguido pela força policial não morre, mas está se levantando para virar o jogo.