Nossas redes

O que você está procurando ?

Agenda

Balaclava Fest anuncia Unknown Mortal Orchestra, American Football e Whitney; confira lineup

A Balaclava Records revelou, nesta terça-feira (8), os nomes que irão compor a décima terceira edição de seu festival de música, o Balaclava Fest, que acontece no dia 19 de novembro, em São Paulo. Unknown Mortal Orchestra, American Football e Whitney puxam a fila das atrações. Os ingressos já estão disponíveis no site Ingresse.com.

O festival acontece em seu segundo ano consecutivo na casa de shows Tokio Marine Hall, localizada na zona sul da capital paulista, com capacidade para 4 mil pessoas, e contará com dois palcos com apresentações em horários não conflitantes.

Seis atrações internacionais relevantes na cena alternativa mundial se apresentarão no Balaclava Fest. Entre os nomes de destaque, estão: da Nova Zelândia, o pop psicodélico lo-fi e dançante de Unknown Mortal Orchestra; a tão aguardada American Football, banda ícone do gênero midwest emo que se tornou grande referência desde o final dos anos 1990; a música soul norte-americana com o indie ensolarado do supergrupo Whitney, de Chicago.

Publicidade

Como apostas do festival, se apresentam: o pós punk contagiante e oitentista do Thus Love, uma das principais revelações recentes dos Estados Unidos; a cantora e compositora australiana Hatchie com seu dream pop e shoegaze; os beats eletrônicos e pulsantes nos sintetizadores do trio inglês PVA.

Para completar a programação, o show inédito e conjunto dos curitibanos terraplana e Shower Curtain, ambos pertencentes ao casting do selo Balaclava Records.

A banda neozelandesa, liderada pelo guitarrista e compositor Ruban Nielson, faz apresentação única no país, como parte da turnê de seu mais novo álbum V, quinto registro de estúdio da UMO, lançado em março deste ano.

A sonoridade das gravações de Ruban com seu jeito de compor e tocar na guitarra viraram características marcantes da estética do grupo ao longo dos anos, com influências que vão de Prince a Steely Dan. O

Publicidade

repertório do show traz destaques de toda a discografia e sucessos como So Good At Being in Trouble, Multi-Love, Can’t Keep Checking My Phone, Hunnybee, Weekend Run, That Life e a dupla Layla e Nadja, que ganharam belos videoclipes filmados no Brasil, sob direção da produtora audiovisual VIRA-LATA. Um fato curioso é que o vocalista e baterista Julien Ehrlich da Whitney já foi baterista do UMO em 2011, logo no início da carreira do grupo.

Julien e o guitarrista Max Kakacek, que formam juntos o Whitney, retornam ao Brasil acompanhados de sua banda após seis anos de sua primeira passagem por aqui, quando se apresentaram em uma noite promovida pela Balaclava no Fabrique Club, em São Paulo, em novembro de 2017.

Agora com quatro álbuns lançados na bagagem, maiores e queridinhos de Elton John – que os citou frequentemente entre seus artistas favoritos – , trazem um setlist com canções do mais recente trabalho SPARK de 2022, com destaque para os hits do álbum de estreia Light Upon The Lake, que os tornou conhecidos mundialmente, como Golden Days, No Matter Where We Go e a clássica No Woman.

Também com origem no estado de Illinois, a American Football faz sua estreia finalmente em terras tupiniquins, única e exclusivamente no Balaclava Fest. O show terá duração completa de uma apresentação própria da banda – está programado um set de 1h30 para eles no festival -, algo que a Balaclava como idealizadora do evento fez questão de garantir e destacar, entendendo a importância dessa noite para fãs brasileiros que acompanham há anos o trabalho de Mike Kinsella, Nate Kinsella, Steve Holmes e Steve Lamos.

Publicidade

O disco de estreia auto-intitulado de 1999 é um marco na música emo e indie norte-americana, ganhando importância significativa e crescente ao passar das décadas, o que ocasionou num retorno às atividades da banda em 2014 e dois álbuns de inéditas, em 2016 e 2019, respectivamente.

O show promete ser histórico e emocionante, com um setlist que contempla todas as fases da banda, desde clássicos como Never Meant, Honestly e Stay Home até a fase mais recente com Uncomfortably Numb, faixa com participação de Hayley Williams do Paramore.

Serviço

Balaclava Fest 2023 com Unknown Mortal Orchestra, American Football, Whitney, Hatchie, PVA e mais.

Publicidade

Data: 19 de novembro de 2023

Local: Tokio Marine Hall (R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo)

Horários do festival

Portas: 15h

Publicidade

Encerramento: 23h

Classificação etária: 16+

Ingressos

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Foram necessários dez anos até o The Cure retornar ao Brasil. A quarta passagem de uma das bandas mais importantes da história do rock...

Especiais

Referência monstra do synth-pop e ícone grandioso da comunidade LGBTQIAPN+, o duo Pet Shop Boys mostrou que ainda tem muita lenha para queimar. Mais...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos