O Festival MUCHO! chega à sua oitava edição em São Paulo, celebrando a riqueza percussiva da América Latina. O maior encontro anual gratuito que une os latinos na cidade de São Paulo, escolheu este ano, mergulhar na essência rítmica dos tambores, simbolizando uma ode à diversidade e à conexão cultural que atravessa o continente.
O MUCHO! reunirá entre sábado (14) e domingo (15), no Tendal da Lapa, artistas como a banda pioneira do gênero Afrobeat no Chile, Newen Afrobeat, a cubana de canto neo-soul, ritmos afro-caribenhos e pop polido do novo milênio, Daymé Arocena, os colombianos com o projeto afrofuturista que invoca espíritos e audiências dançantes em todo o mundo, Ghetto Kumbé, e representando o Brasil, Ilú Obá De Min celebrando seu 20º aniversário com um espetáculo especial que homenageia duas décadas de impacto e inovação na promoção da cultura afro-brasileira. Tudo isso, de graça.
Escolhidos a dedo, o Festival MUCHO! anunciou Newen Afrobeat, com 15 anos de experiência, os chilenos vêm abrindo caminho no cenário da world music, do jazz e da música afro-latina global. Já fizeram colaborações com Chico César e as lendas do afrobeat, Tony Allen, Seun Kuti e Femi Kuti.
Daymé Arocena, nascida em Cuba e reconhecida por suas suas complexas harmonias vocais, já foi indicada ao Grammy e seu novo disco Alkemi é uma jornada profunda por séculos de ritmos afro-latinos cintilantes e foi produzido por Eduardo Cabra, do grupo Calle 13.
Ghetto Kumbé, uma das bandas de música alternativa mais importantes da Colômbia, por sua inovação e a impossibilidade de resistir ao ritual eletrônico com percussão baseada em ritmos afro-caribenhos e afro-colombianos influenciados pela música africana. Além do conceito visual de máscaras etno-futuristas fluorescentes.
E Ilú Obá De Min, conhecido também pelo seu bloco que, há 20 anos, abre o carnaval de rua de São Paulo. O coletivo, que reúne cerca de 400 integrantes, fará um show especial de aniversário contando a rica história do bloco por meio de uma combinação de performances musicais, danças e projeções audiovisuais.
Além das atrações musicais, vai ter pela primeira vez as maiores festas latinas juntas em um único lineup de Festival! ¡SÚBETE! e BOGOTÁ de São Paulo, recebem a Viva La Pachanga de Fortaleza!
Uma novidade desta edição, é a estreia do MUCHO + Conexão, um expansão do evento que realiza shows individuais em dias e espaços diferentes pela cidade. E os Los Mirlos abriram com chave de ouro, onde tocaram na semana passada, no Sesc Pompeia, com casa lotada e ingressos esgotados.
Já nesta quinta-feira (12), direto do Paraguai vem o TEKOVETE, que reivindica a sua identidade através do Rap Jopara-Guarani com influências da Guarania, do Novo Cancioneiro, da Avanzada e de outros sons influentes do país. E também o Baile Rap Hour.
Por fim, no dia seguinte (13), o retorno aos palcos de SEBASTIAN, nascido no México e criado por pais chilenos e mexicanos, transita por diversos universos musicais latinoamericanos e também é conhecido por ser um dos fundadores do Francisco, El Hombre. E também a DJ e cantora baiana, Malfeitona, que é criadora e diretora artística das festas Malfestona e Saborrr. Esses shows, vem com sabor gostinho de quero mais e abre caminhos para o Festival MUCHO! no sábado e domingo.
14/09 (sábado)
14h – Início do evento
15h – ¡SÚBETE! (Brasil)
17h- Ilú Obá De Min: 20 anos (Brasil)
18h – ¡SÚBETE! (Brasil)
19h – Ghetto Kumbé (Colômbia)
15/09 (domingo)
14h – Início do evento
15h – BOGOTÁ (Brasil)
16h – VIVA LA PACHANGA! (Brasil)
17h – Daymé Arocena (Cuba)
18h – BOGOTÁ (Brasil)
19h – Newen Afrobeat (Chile)