Montanee lança clipe cheio de energia: assista “Never Good Enough”

O grupo carioca de rock alternativo Montanee lançou um clipe oficial para seu último single, Never Good Enough. A energia da música é refletida no vídeo, que contrasta a intensidade da banda com a leveza de uma patinadora, e continua a estética preto e branco da banda. A música estará presente no EP Recalling Dreams, com data de lançamento marcada para o dia 27 de setembro. O projeto foi produzido em Nova York pelo renomado produtor Joel Hamilton, que tem no currículo oito indicações ao Grammy e trabalhos com artistas como The Black Keys, Paul McCartney, Norah Jones e Highly Suspect. No projeto, a banda cita influências de artistas como Foo Fighters, Arctic Monkeys, Nothing But Thieves, Royal Blood, e conta com participações de nomes como Rodrigo Suricato (Barão Vermelho) e Tyler Bryant (Tyler Bryant and the Shakedown). O clipe foi dirigido por Felipe Areias, vocalista e guitarrista da banda, e a direção de fotografia foi assinada por João Carlos Rocha. A patinadora convidada é Eríka Cordéiro. Montanee é composta por Felipe Areias (vocal e guitarra) Teo Kligerman (bateria) e Raphael Moraes (baixo e guitarra).
Rafael Mike lança primeiro álbum solo, “Viver de amores é bem melhor”

O amor é a fonte de inspiração do álbum de Rafael Mike. Mas é amor em diversos formatos e momentos. É o amor do carinho, do cuidado, da liberdade, mas também das discussões, dos arrependimentos e das reconciliações. É amor da saudade, é amor do sexo e do jogo limpo. É amor preto, cheio de afeto, de reconhecimento e de conexão. O nome do álbum surgiu no último dia de gravação no estúdio, como o sussurro de um anjo. Um anjo chamado Elza. Para além da admiração que ela sempre mereceu, Mike cultivou uma relação de amor e proximidade com Elza após gravarem uma música juntos e descobrirem que o pai biológico dele tocou na banda dela entre os anos 60 e 70. Com ela no coração, no momento de fechamento desse projeto, Mike resgatou um áudio que trocou com ela há alguns anos. No meio do áudio, ela cravou: “viver de amores é bem melhor”. Não havia dúvida que esse era o mote de tudo que ele havia escrito para o álbum. Assim, ela coroou o primeiro álbum de Mike provando mais uma vez que Elza segue entre nós. Para ouvir o áudio completo, comece pela primeira faixa do álbum Viver de Amores (Só fé paz paz). As love songs misturam um pouco de cada influência de Mike: rap, afro, reggae e funk. O álbum reúne dez faixas autorais, além de parcerias inéditas. Rafael canta Boom com Priscila Tossan, cantora carioca de MPB conhecida pela voz macia que já arrancou suspiros no The Voice Brasil. Além dela, tem Saluh que já encantou muita viagem de trem no Rio de Janeiro cantando com seu violão, juntos eles cantam Pra Ter Você. Outro convidado é Dame G, ele assina Camurça Preta com Mike, o jovem de Los Angeles iniciou uma carreira do trap, Rafael ouviu e a afinidade foi imediata. O álbum também apresenta Soany, jovem do Piauí que compõe e canta lindamente, ela participa da faixa Oralb. Para fechar as participações, Super Livre, um projeto musical de Mike, seus amigos Cesão, Will Seabra e seu filho Ramaciote. A faixa que apresenta esse time é Sorte, e é mesmo uma sorte tremenda essa união. É óbvio, que não podia faltar o funk carioca, gênero que faz parte e inspira a carreira de Mike. O funk é o ritmo da faixa Nego Doce. “Esse trabalho reúne músicas que escrevi há muitos anos com canetadas fresquinhas. Todas muito vivas no meu coração. Eu queria muito um disco que fosse sexy, gostoso de ouvir com seu par ou sozinha com suas lembranças. Mas acima de tudo, queria mostrar tudo que me inspira hoje em dia. Os sons, as histórias. Eu sou um artista que bebo de fontes diversas, que me acompanham a vida inteira e esse álbum precisava mostrar isso. Além disso, queria aproveitar para apresentar e levar comigo um bando de artista incrível, que se juntaram a essa jornada. Cada participação foi essencial para que o resultado me fizesse tão feliz”, revela Rafael Mike.
LIVY lança Faz Diferente, single acompanhado de videoclipe

“É o começo de uma fase incrível”, diz a cantora LIVY ao falar do novo single, Faz Diferente, lançado de forma independente nesta sexta-feira (23). A faixa marca um pontapé inicial à sua retomada ao autoral, após a divulgação da versão de Bizarre Love Triangle da banda inglesa New Order no primeiro semestre de 2024. Produzida em parceria com Ge Marzzano, Faz Diferente segundo LIVY, é um desabafo que versa sobre encontrar o próprio caminho, mesmo sendo julgado por suas escolhas. “A solidão presente na busca por si mesmo e o desconforto em destoar, por simplesmente ser quem você é. No momento da composição pensei que estivesse abordando um tema romântico, mas entendi ser uma mensagem autorreferencial. Encontrar forças pra mudar a vida que não estava sendo pensada por mim. Ser o que vim ser”, revela. Faz Diferente ganhou um videoclipe dirigido e produzido por Fábio Moraes, durante a madrugada, numa mansão desocupada no interior de São Paulo. “Foi um desafio incrível em termos de execução, já que a filmagem foi feita com o uso de geradores e só foi possível com a força de todo mundo; não raro nosso baterista, Cadré, corria para o posto pra buscar mais gasolina e fazer a coisa toda funcionar”, conta LIVY. Além de Faz Diferente, a artista promete em breve um disco completo, que já está em fase de pré-produção. “Mensalmente, eu, a banda, meu produtor e George Salles nos encontramos no Una Studio. Tem sido um processo muito criativo e tem nos mantido entusiasmados por criar algo diferente do que já fizemos antes”.
Gab Ferreira revive composições antigas em EP que antecipa primeiro álbum

O EP Forbidden Fruits (Balaclava Records, 2024) marca o primeiro lançamento da cantora e compositora criciumense Gab Ferreira em pouco mais de dois anos. O novo trabalho apresenta seis faixas, cujas quais três já foram lançadas como single anteriormente – Window (!!!), Hustle e a homônima Forbidden Fruit, esta última disponibilizada durante a passagem viral da artista pelo festival Lollapalooza Brasil 2023. As inéditas Stranger, If U e Terrified completam o repertório do EP – que já foi apresentado ao vivo em São Paulo em show de abertura para a cantora norueguesa Sigrid. Apesar de ter sido gravado paralelamente à mixtape visions (2022), que apresentava sonoridade épica e soturna, o EP Forbidden Fruits deu espaço para experimentações de Ferreira acerca do pop, resultando em faixas mais dançantes e nítidas. “Escrevi todas as letras na época da pandemia e gravei os fonogramas há algum tempo, mas resolvi guardar e usar como ferramenta de estudo ao longo dos anos que passaram”, conta Ferreira, que se viu revisando as faixas com frequência desde que elas foram gravadas. As composições, escritas acerca das incertezas e anseios da artista à época aos 21 anos, viriam a se tornar registros de um processo de amadurecimento; esse distanciamento temporal está impresso no EP, a partir de comentários de áudio que aparecem nos inícios e fins de algumas faixas. “Eu queria transformar esse EP em um mundinho, olhando pro amadurecimento como um rito de passagem fantasioso e lúdico”, finaliza. Com referências que passam por Lykke Li, Charli XCX e Grimes, o EP Forbidden Fruits antecipa o primeiro álbum de Gab, que está sendo gravado e tem previsão de lançamento para 2025.
Entre ficção e fixação, James, de Renato Medeiros, ganha clipe por Alfie Dale

Ao ouvir James sentimos a influência direta dos Beatles, mais especificamente de Paul McCartney, nessa que é a única faixa em inglês do disco A Curva dos Dias, do cantor, compositor e multi-instrumentista Renato Medeiros. A canção, melancólica, sustenta ainda certa latinidade em sua sonoridade, à exemplo das percussões que ocupam o lugar da habitual bateria, tão presente no rock, somada ao violão de nylon que embala James como uma sombria canção de ninar (com destaque para os coros de vozes feitos ao lado de Lucas Gonçalves). Nessa atmosfera, a faixa ganha videoclipe dirigido por Alfie Dale. James aborda um tema difícil: a dependência. Música e clipe, portanto, evocam a sensação de entorpecimento, sereno e encantador. Aquela falsa esperança com a qual um viciado se anestesia. “O que me motiva como cineasta é o desejo de explorar e entender personagens, e, nesse sentido, James foi o projeto perfeito para mim. A música de Renato não só criou uma sensação, mas também deu vida a uma pessoa: James. Assim que ouvi a track, senti que essa pessoa estava viva. Eu queria explorá-la mais, queria saber quem ela era e o que aconteceria com ela”, explica o diretor londrino responsável pelo audiovisual mais intenso e hipnótico que complementa A Curva dos Dias. Gravado no Reino Unido, o clipe se torna cada vez mais surreal à medida que avança, e o protagonista desce mais fundo no buraco do coelho, capturando seu afastamento crescente da realidade. Quando o solo de violão começa, o clima muda e James é puxado para o espaço do purgatório, onde se depara com sua obsessão. Ali, ele pode se entregar e abraçar sua dependência, mas, ao fazer isso, se torna um prisioneiro, perdendo sua humanidade e autonomia. Tudo isso, claro, de forma “boba e absurda”, como descreve Alfie. “Sinto que o vídeo cresceu como companheiro visual e narrativo perfeito para a música, e que eles realmente se elevam mutuamente, levando-nos a algum lugar desconhecido até o final”. Alfie é um diretor que merece atenção. Atraído por filmes focados em personagens que exploram sensivelmente emoções com reviravoltas imaginativas, seu curta-metragem My Brother Is A Mermaid recebeu destaque em premiações como Iris Prize Film Festival, Norwich Film Festival, Academy Qualifying Flickerfest e The Casting Director’s Association Awards. O filme recebeu indicações em mais de 15 outros festivais qualificadores do Bafta / Academy e foi exibido em mais de 50 festivais globalmente. Alfie continua trabalhando entre produções publicitárias e videoclipes enquanto seu último curta-metragem, Crusts, está no circuito de festivais.
Carol Biazin lança terceiro álbum da carreira, “No Escuro,”

O escuro é um lugar de introspecção e observação – e, neste caso, o olhar se vira para dentro. Sem luz, fica-se em um lugar onde os medos, dramas e inseguranças são permitidos e ouvidos. É a partir dessa reflexão sobre o íntimo que a cantora Carol Biazin lança o terceiro álbum de sua carreira No Escuro,. O projeto, que é uma janela para o mundo interior da artista, conta com dez faixas e já está disponível em todas as plataformas digitais. Uma das faixas, Corações de Pedra, conta com colaboração de Duquesa. No novo disco, a artista abre um diálogo com seus ouvintes, mostrando o que há de mais profundo em relação aos seus pensamentos, amores, conquistas, sonhos e medos. Nas letras, ela aborda relação com a família, amor sáfico, discorre sobre a liquidez dos relacionamentos e ainda fala sobre religião. As músicas convidam o público a uma profunda reflexão sobre autoconhecimento, identidade pessoal e autenticidade. “A intenção é aliviar a solidão que causam os sentimentos difíceis. No escuro, sem a influência das expectativas externas ou das representações visuais, quem somos nós verdadeiramente? É nesse momento que a gente busca respostas”, explica Carol. Este álbum é um dos projetos mais desafiadores de sua carreira, oferecendo faixas para todos os momentos, com uma diversidade de ritmos, composições e melodias.
NX Zero lança Cedo ou Tarde feat. Chorão, registro ao vivo gravado no Allianz

Cedo ou Tarde feat. Chorão (ao vivo) chegou em todas as plataformas de música e no YouTube. O single é o quarto lançado pelo NX Zero e integra o DVD ao vivo gravado no Allianz, em dezembro do ano passado. “Eu escrevi essa música para o meu pai, que faleceu quando eu tinha só 2 anos de idade. Lembro de me juntar com o Di pra gente escrever essa música como se fosse uma carta pra ele. Muitas pessoas se identificam com essa música. Sinto que de uma maneira não intencional, acabou ajudando as pessoas a viverem o luto e seguirem em frente. Pra deixar Cedo ou Tarde mais especial, fizemos essa versão no nosso DVD com a participação do Chorão (em áudio e vídeo). Chorão é eterno e faz muita falta. Foi muito emocionante, de alguma forma, tê-lo com a gente, mesmo que só no coração”, comenta Gee Rocha. NX Zero é uma das grandes bandas brasileiras e o sucesso de sua turnê de reencontro Cedo ou Tarde é uma prova da força, do sucesso e da importância deles para o público, principalmente seu encerramento em São Paulo, cidade da banda. Para nossa sorte, essa apresentação emocionante foi gravada e será lançada em audiovisual ao longo das semanas. Só Rezo, Cartas Pra Você e Ligação já estão disponíveis. Ainda esse ano, Di Ferrero, Filipe Ricardo, Gee Rocha, Caco Grandino e Daniel Weksler disponibilizarão o DVD na íntegra também. A direção é de Fred Ouro Preto, produção por Gee Rocha e Rafael Ramos.
Escafandro traz o passado e o futuro entre beats e riffs em Metraton

Guilherme Escafandro, que transita como músico (é guitarrista de origem), compositor, produtor musical, DJ e designer, dá mais um passo rumo ao lançamento do primeiro álbum do projeto solo Escafandro com Metraton, o segundo single – com videoclipe – que antecede o full Tathata. Metatron é um beat de dub com referências ao rap e com riffs de guitarra e cantos de monge, uma mescla que apresenta o passado e aponta o futuro da bagagem cultural/musical de Escafandro. Os riffs da música têm apoio de cordas clássicas (contra baixo, viola e cello), interagindo com sintetizadores, subs e efeitos diversos. A temática da letra de Metatron é o enfoque nas ações construtivas. Segundo o compositor, a música surgiu subitamente após um período de práticas meditativas. “Ainda era pandemia e eu estava caminhando por uma mata sozinho pra tomar um pouco de sol. Subitamente veio a inspiração da música com letra, harmonia, melodias, simultaneamente. Corri pra casa e sentei produzir o rascunho! Ela pode representar uma postura revolucionária: a de jogar luz no que pode ser construtivo e emancipador”, conta o autor sobre Metatron. Assim, Escafandro é indicado pessoas interessadas em música contemporânea, espiritualidade universalista, desprendido de religiões. “Pessoas de cabeça e peito abertos”, resume Guilherme.
Adriana Calcanhotto traz turnê do álbum Errante para Santos

Adriana Calcanhotto traz a turnê do novo álbum, Errante, para Santos em outubro. O show acontece no dia 19, no Blue Med Convention Center. Os ingressos, que custam entre R$ 80,00 e R$ 260,00, já estão à venda no site Bilheteria Digital. Eles podem ser parcelados em 12x. Além de faixas do mais recente trabalho, como Prova dos 9, Pra lhe Dizer e Larga Tudo, o repertório também é composto por hits da sua discografia, entre eles os clássicos Vambora e Maresia. Errante é marcado pela escolha pela alegria, a despeito das canções (poucas) que carregam o peso da tristeza. Até porque o disco responde ao desejo da expansão de Adriana, um reflexo natural ao período de recolhimento vivido entre 2020 e 2021, devido à pandemia. Ao contrário de Só, seu disco de 2020 que sublinhava aquela solidão enquanto ela era vivida, Errante quer, desde seu título, a porta afora. Esse espírito se mostra não apenas nas canções, quase todas compostas a partir de 2020. Adriana está à frente da direção do espetáculo, que tem como integrantes da banda os músicos Pedro de Sá (guitarra), Domenico Netto Lancellotti (bateria), Guto Wirtti (baixo acústico), Jorge Continentino (saxofone, flauta e teclados), Diogo Gomes (trompete e flugelhorn) e Marlon Caldeira Sette (trombone). O guitarrista também esteve com Calcanhotto na turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, em homenagem à cantora baiana Gal Costa, sucesso de crítica que teve seus únicos seis shows com ingressos esgotados nos meses de abril e maio de 2023. Após o período de celebração à Gal, esse novo espetáculo apresenta pela primeira vez em palco as 11 canções inéditas e autorais de Errante.