Francisco, el Hombre apresenta Acabou Chorare no Sesc Ipiranga

O segundo álbum dos Novos Baianos, Acabou Chorare (1972), é repleto de músicas que ultrapassam gerações, como Mistério do Planeta e A Menina Dança. A Francisco, el Hombre apresenta este trabalho na íntegra nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Sesc Ipiranga, em São Paulo. Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias do Sesc. “O público sempre fazia relação dos Novos Baianos com a gente e, quanto mais ouvíamos, mais nos aproximamos deles. Eles foram uma referência muito marcante no sentido de estilo de vida e no senso de comunidade. Vai ser uma homenagem com muito carinho”, conta LAZÚLI, que completa o quinteto ao lado de Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, Andrei Kozyreff e Helena Papini. “É um desafio absurdo, porque as músicas são incríveis e muito bem executadas. A ideia é fazer um show com a cara da Francisco, el Hombre, mas com a chama dos Novos Baianos, com muita diversão e com muito amor pela música”, completa Andrei. A conexão entre as bandas não é de hoje, a Francisco, el Hombre já regravou a música Brasil Pandeiro, faixa que abre Acabou Chorare. SERVIÇO Francisco, el Hombre @São PauloData: 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira)Local: Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo/SPValores: a partir de R$ 15Ingressos: disponíveis na bilheteria do Sesc

Desacato Civil divulga videoclipe para comemorar lançamento de álbum

Desacato Civil, banda paulista que se descreve como “hardcore punk antifascista com um posicionamento muito claro”, lançou nesta terça-feira (6) o videoclipe Paz entre nós, Guerra entre Classes. “Pensamos a música, além de diversão, como ferramenta de diálogo e divulgação de ideias mais igualitárias, construtivas e propositivas. A faixa fala sobre a necessidade de nos entendermos quanto classe, a união dos oprimidos para fazer frente aos opressores. Estamos distraídos brigando entre nós nas redes sociais, enquanto os poderosos estão cada vez mais ricos, pois não existe uma força coletiva capaz de questionar essa situação”, explica o vocalista Xande. Dirigido por André Leite, da Kärranca Vídeos, o videoclipe do single foi gravado no estúdio Antes do Fim do Mundo.Com influências de Ratos de Porão e do punk rock inglês dos anos 70, Paz entre nós, Guerra entre Classes faz parte do álbum de mesmo nome, o terceiro da carreira do grupo formado em 2012. Produzido por Henrique Khoury, o disco foi lançado em janeiro deste ano pela Redstar Recording. “Ele tem como conceito, a tentativa de levantar o que está acontecendo na conjuntura social e política do século 21, com algumas propostas do que acreditamos ser possibilidades de mudança, para construir um novo projeto de sociedade que não seja hiper individualista”, revela o baixista Felipe Suna. O álbum de 12 faixas conta com a participação de diversos músicos da cena independente do Brasil e da Argentina, como: Ariel (Invasores de Cérebro), Arthur Covre (Flicts), Flávia, Gabi e Jéssica Aguilera (Maga Rude), Kaneda (Asfixia Social), Silvio Campos (Karne Krua), Jhunior Oliver, Renan Brischese, Ariel e Simon (Rádio Inferno), Hernán e Ale (La Combination) e DJ Dener. Com a velocidade do hardcore e as raízes cravadas no punk rock, o Desacato Civil é composto atualmente por Xande (voz), Brunex (guitarra), Diego Jandoza (guitarra), Felipe Suna (baixo) e Ítalo Norô (bateria).

The Last Dinner Party lança Prelude to Ecstasy, seu primeiro álbum

A banda inglesa The Last Dinner Party animou os fãs com a chegada do álbum Prelude to Ecstasy, já disponível em todas as plataformas digitais. Lançado via Island Records, o disco foi produzido por James Ford em Londres e conta no repertório com os singles de sucesso Nothing Matters, Sinner e My Lady Of Mercy. “O êxtase é um pêndulo que oscila entre os extremos da emoção humana, do êxtase da paixão à sublimidade da dor, e é esse conceito que une nosso álbum. Esta é uma arqueologia de nós mesmos; você pode exumar nossas experiências e influências coletivas e individuais de dentro de sua estrutura. Exorcizamos guitarras para seus solos, expusemos confissões diretamente das páginas do diário e convocamos uma orquestra para dar vida à nossa visão. É nossa maior honra e orgulho apresentar esta oferta ao mundo; é tudo o que somos”, diz a banda sobre o novo álbum. Sobre o recém-lançado single On Your Side, que está no repertório de Prelude to Ecstasy, o The Last Dinner Party revela: “On Your Side é uma canção de amor com as mãos atadas. Trata-se de ser tão dedicado a alguém que, não importa o que façam, não importa o quanto doa, o quanto você saiba que deveria sair, você não consegue escapar. O final surgiu de um maravilhoso momento improvisado no estúdio. James Ford tinha esse sintetizador que distorcia e atrasava e brincava com a estrutura de tudo o que você colocava nele. Então, Aurora e Abigail sentaram-se no estúdio após o almoço e improvisaram algumas linhas de piano e vocal, deixando os sons se acumularem uns sobre os outros até aquele suspiro final. Isso se transformou em uma seção brilhante e angustiante, que soa como o fim de um relacionamento venenoso, dissolvendo, fragmentando, doloroso, mas também libertador.”

Wayne Kramer, fundador do MC5, morre aos 75 anos

O músico americano Wayne Kramer morreu nesta sexta-feira (3), aos 75 anos, devido a um câncer no pâncreas. A notícia de sua morte foi publicada em seu perfil no Instagram. “Ele será lembrado por iniciar uma revolução na música, na cultura e na bondade”, afirma a nota postada no Instagram do americano. Kramer foi um dos fundadores do MC5, grupo de rock no qual foi guitarrista entre as décadas de 1960 e 1970. A banda ficou conhecida como “proto punk”, por influenciar uma onda de artistas no estilo punk. Em 1975, Kramer chegou a ser preso por tráfico de drogas e ficou na detenção por dois anos. Depois, tocou com artistas e bandas como GG Allin, Was (Not Was) e Rage Against the Machine. Em 2005, veio ao Brasil com o MC5, para um show histórico no Fábrica Lapa, em São Paulo, dentro da programação do Campari Rock.

Billy Joel lança single Turn the Lights Back On, o primeiro em décadas

O lendário Billy Joel lançou o single Turn the Lights Back On, o primeiro inédito em décadas. O single veio acompanhado de um vídeo com a letra no canal oficial de Billy Joel no YouTube. Turn the Lights Back On foi produzida pelo produtor e compositor indicado ao Grammy, Freddy Wexler, e escrita por Wexler, Arthur Bacon, Wayne Hector e Joel. Billy Joel inicialmente sugeriu a música no TikTok, após sua estreia na plataforma. Agora, ele apresenta uma melodia clássica no estilo dele, incorporando os traços de seu som característico e inaugurando o próximo capítulo de sua história. Nas letras, ele pergunta: “Será que esperei tempo demais… para acender as luzes novamente?”. Recentemente, em seu 100º show esgotado no Madison Square Garden, o estado de Nova York declarou 18 de julho como o Dia de Billy Joel. Em 2024, ele compartilha sua primeira música nova em décadas, Turn the Lights Back On.

De olho no álbum cheio, Julies lança faixa Tudo Mais Bonito; ouça!

Um dos grandes nomes do pop reggae nacional, Julies lançou a faixa Tudo Mais Bonito. Composta em parceria com Lucas Good Vibes, DEKO Tércio de Polli, a faixa conta com produção do trio Los Brasileros. Com um time timbrado, a música promete ser uma grande novidade na carreira do artista. Tudo Mais Bonito chega em ótimo momento na carreira de Julies. Após ultrapassar a marca de 6 milhões de plays somente no Spotify, 3 milhões deles conquistados em 2023, a faixa é a terceira de sua nova era musical. “Estou tendo a oportunidade de poder produzir com um dos maiores nomes da música no mundo. É impressionante ver o processo de transformação de minhas poesias musicalizadas em canções poderosas. Estamos preparando um belo disco que finalmente sai em 2024”. Com uma carreira em ascensão, Julies também é responsável por alguns sucessos gravados por outros artistas. O cantor é um dos autores de Promete, single lançado pelo o Maneva e que dominou o topo das rádios do país em 2023. A relação de Julies com a banda é de longa data. No final de 2023, os artistas realizaram uma turnê conjunta na Austrália, com shows em diversas cidades, além de terem lançado o single Nosso Sentimento, canção que conta com mais de 1 milhão de streams apenas no Spotify.

Eduardo Penna estreia carreira solo com álbum “ok baiano”

Cantor, guitarrista, produtor e compositor baiano, Eduardo Penna, radicado em Brasília desde 2014, passou por diversas bandas e participou ativamente da cena de rock independente de Salvador (BA) no início dos anos 2000. Como compositor, teve a faixa Nada Sem Você gravada por Erika Martins (Penélope/ Autoramas). Nos últimos anos continuou produzindo, mas só em 2023 entendeu que era hora de gravar seu primeiro álbum solo, ok baiano, que chegou nesta sexta-feira (2) às principais plataformas de streaming. Com a colaboração de amigos músicos tanto da Bahia, quanto de Brasília, o disco reflete o próprio Eduardo: um pouco baiano, um pouco brasiliense. “ok baiano pretende soar cru e com instrumentação que vá além do básico ‘roqueiro baixo, guitarra e bateria’. O disco tem muitos metais e cordas, assim como banjo, lap steel, guitarra baiana. Apesar de, por muito tempo, ter tocado em bandas punk/bubblegum, minha maior influência é sem dúvida o indie, seja dos anos 90 – Weezer, Smashing Pumpkins, Pixies e Placebo – ou os mais contemporâneos como The Front Bottoms , Skating Polly e Jeff Rosenstock”, revela Penna. A faixa de trabalho escolhida pelo músico para apresentar o álbum é Antiviral, que versa sobre o sentimento de desconexão de quem cresceu em um mundo analógico e passou a viver no mundo digital. “Fala sobre a dificuldade de se adaptar a essa nova realidade em que, às vezes, os momentos parecem só existir se forem devidamente registrados e compartilhados”, explica. Lançado de forma totalmente independente, ok baiano, de acordo com Eduardo Penna, é o resultado de mais do que uma vontade. “É resultado de uma necessidade de se expressar e aproveitar a vida por meio da música”.