O que você está procurando?

Blog n' Roll na AT - Lucas Krempel

Hard rock santista com força no fim dos anos 1980

Enquanto Van Halen, Guns n’ Roses, Mötley Crüe, Poison, Bon Jovi, Steve Vai, Joe Satriani e Skid Row bombavam nas rádios, músicos da região buscavam produzir materiais influenciados por essas bandas e instrumentistas. Mr. Green, Last Joker e Yankee souberam aproveitar o momento e deixaram seus nomes marcados na história do rock santista. Das três, duas tiveram álbuns lançados pelo selo M. Records, do produtor Alexandre Pepinho Macia: Mr. Green e Last Joker.

A geração ficou conhecida pelo lançamento de ótimos músicos no mercado. Só para citar alguns: o habilidoso baixista Zuzo Moussawer, Marcão, Thiago Castanho e Champignon (Charlie Brown Jr), Renato Pelado (ex-Charlie Brown Jr), Nando Basseto (Garage Fuzz), Cristopher Clark (vencedor da primeira edição do reality show X Factor Brasil) e Miguel Mega.

Continua depois da publicidade

Diferentemente do Mr. Green e Yankee, o Last Joker segue na ativa. Atualmente na Inglaterra, a banda tem em sua formação os santistas Roddy B, no vocal e guitarra, o remanescente do line up original, Miguel Mega, na outra guitarra, além dos gringos Josh Eckert, no baixo, e Adam Proud, na bateria.

Já no Reino Unido, a Last Joker lançou um álbum com canções inéditas em 2014, o Ulterior Motives, que rendeu um videoclipe para a música Kissed by the Lake.

Embalada como uma série de shows pelo Velho Continente, a banda segue com produção constante. Prova disso é o single In the Waves of the Radio, lançado em julho, que ganhou um videoclipe.

Continua depois da publicidade

Na descrição do vídeo no YouTube, a banda informa que a canção fará parte do próximo disco de estúdio, que deve ser lançado até o fim do ano.

Aqui ou no Reino Unido, o hard rock santista segue forte, renovado e interessante para os amantes do gênero.

Mr Green

“Era uma banda de rock instrumental de alta qualidade, que começou a fazer sucesso na Cidade em 1989”, lembra o ex-produtor Pepinho Macia. A formação original do Mr Green tinha Edison Gutierrez na guitarra, Fernando Basseto na guitarra, Vinnie César na bateria e Zuzo Moussawer no baixo.

Continua depois da publicidade

Em meados de 1994, quando passou a contar com letras nas faixas, o vocalista Adriano Branco começou a cantar na banda. O som era na linha de Joe Satriani e Steve Vai. O Mr. Green gravou um LP em 1990, pelo selo M. Records, e vendeu tudo que foi prensado na época em pouquíssimo tempo.

A música Invisible virou hit da banda e fez sucessos nas rádios 95 e 98 FM em Santos e nas paulistanas 89 e 97 FM. “Nunca sentimos preconceito por ser uma banda instrumental. Era incrível a aceitação do público. Não escolhemos ser instrumental, aconteceu naturalmente”, explica Gutierrez.

Em 1994, eles lançaram o CD Faces, que teve participação do baixista Luiz Champignon (ex-Charlie Brown Jr, Revolucionários e A Banca), à época com 16 anos, que assumiu o posto de Zuzo. “Quando a gente terminou o Last Joker, o Pelado e o Champ foram para o Charlie Brown Jr e eu entrei no Mr. Green. O Champ gravou quatro músicas e eu gravei o restante do CD”, recorda o baixista Marco de Castro Leite.

“Encerrou as atividades em 1996. Cada músico tinha seu projeto paralelo, e como os nossos shows ficaram escassos, cada um foi para um lado, naturalmente”, comentou o guitarrista Fernando Basseto (Garage Fuzz).

Continua depois da publicidade

“Foi a partir da Mr. Green que iniciei a minha vontade de ter meu próprio som. Em todo show do Green tinha um espaço, onde fazia uma performance solo de tapping e de slap com o batera. Usava esses momentos para extravasar minhas ideias musicais e foi um bom laboratório para depois iniciar minha carreira solo após sair do Green”, disse Zuzo Moussawer.

Atualmente, Zuzo está em carreira solo, na qual já lançou diversos álbuns e promove workshops de baixo. Fernando Basseto e Edison Gutierrez tocam na noite com a banda O Bando. O primeiro ainda integra o Garage Fuzz. Vinnie César trabalha na Secretaria de Cultura de Santos.

Last Joker

Continua depois da publicidade

O Last Joker nasceu no início dos anos 1990 e teve como primeira formação Cristopher Clark no vocal, Miguel Mega na guitarra, Marco Valentim (Marcão) na outra guitarra, Fernando Rodriguez no baixo, e Tato Borba na bateria. O som da banda era um hard rock dançante na linha de Van Halen, Whitesnake, Deep Purple e Black Sabbath. As letras das músicas eram em inglês e haviam ótimas vocalizações e solos.

Antes de ir para o estúdio gravar o seu disco de estreia, o Last Joker passou por duas alterações em seu line up. O baixista da Merlin, Marco de Castro Leite, assumiu o baixo, enquanto o tecladista Amauri Rodrigues entrou para garantir a sonoridade esperada pelos músicos.

Este trabalho foi lançado em 1992 pelo selo M. Records. A música Hold on Tight fez parte de playlists das rádios santistas 95 e 98 FM. Em São Paulo, a música foi destaque nas rádios 89 e 97 FM. No final de 1993, a banda trocou de batera: saiu Tato Borba e entrou Renato Perez, o Pelado (ex-Charlie Brown Jr).

Continua depois da publicidade

A banda marcou época na Lofty, Zoom, no bar Faraós (em cima do cinema Iporanga 3), no bar Chopp Chopp, no Black Jack, em São Paulo. O Last Joker tocava muito no Interior também, recorda um dos integrantes. “A banda sonhava alto e este foi um dos motivos pelo qual o Last Joker acabou em 1993. Nossos objetivos não foram atingidos”, afirmou o guitarrista Miguel Mega, que na sequência foi morar nos Estados Unidos. Os outros integrantes seguiram com projetos novos.

Em outubro de 2005, a formação original se reuniu para uma única apresentação no Retrô Bar & Lounge, em Santos. Esse show resultou na gravação do primeiro DVD da banda que inclui, ainda, galeria de fotos e trechos de apresentações no Caiçara Clube e no Clube Internacional de Regatas (Hard N’ Heavy Party’92).

Em setembro de 2011, mais um retorno. Foi no Clube dos Ingleses, em Santos, numa festa promovida pela Kiss FM, abrindo para o Dr. Sin. Com a mudança de Mega para a Inglaterra, a história seguiu por lá. Leia mais no texto acima.

Yankee

Continua depois da publicidade

Em meados de 1989, surgiu mais uma banda que merece destaque daquela safra do rock santista: Yankee. Mas foi só em 1991 que essa banda de hard rock começou a fazer barulho. O vocalista Lone Jessie, o batera Fabrício Paulella e o baixista Adilson procuravam um som mais pesado e um visual diferente para a banda. Conseguiram! A foto ao lado diz muito sobre o figurino da banda, que sempre foi um destaque para o público local. A parte sonora, então, nem se fale.

Quem assistiu o Yankee ao vivo, sabe que foi um nome muito interessante daquela turma. Com o tempo, o guitarrista Ivan Rimsky foi chamado para integrar o line up oficial. Logo depois, Thiago Castanho entrou na banda como segundo guitarrista. Com essa formação, o Yankee fez a sua primeira apresentação ao vivo, no Aeroanta, em São Paulo, uma das principais casas de shows à época.

Depois daquela apresentação, Adilson e Thiago foram embora. Assim, Lone, Paulella, Rimsky e Sérgio Inácio iniciaram uma nova etapa da banda, que conquistou o movimento underground de São Paulo e da Baixada Santista. O som era influenciado pelas bandas Ratt, Bon Jovi, Scorpions, Skid Row, Black Sabbath e Mötley Crüe.

A música da demo Ain’t no Love in The Heart of Stone fez parte da playlist da rádio 95 FM, em 1991. “Em 1992, tocando em várias casas de rock de São Paulo, Santos e Interior, planejávamos gravar nosso primeiro CD”, lembra Rimsky. Mas em dezembro de 1992, a banda perdeu o nome para uma banda cover de São Paulo e foi obrigada a trocar sua marca.

Continua depois da publicidade

Fizeram um show com o nome de Decadence, mas logo se tornaria Promise. O Promise nunca chegou a lançar um CD no mercado, embora tenha gravado um material demo: Social Distortion e um EP, ambos que não foram lançados de forma oficial. A banda se desfez no final de 1993 e nunca mais voltou aos palcos.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Guitarrista original do Kiss, Ace Frehley lançou o álbum 10,000 Volts, o primeiro desde Origins Vol. 2, divulgado em 2020. O trabalho conta com...

Gringolândia

Prestes a iniciar a turnê pelo Brasil, abrindo os shows de Slash, a banda de hard rock de Las Vegas Velvet Chains mergulha nas...

BR

Formada em Belo Horizonte, em 2013, a banda Gypsy Tears lançou o single Walking Alone. O guitarrista e compositor Thiago Valle, diz que as...

BR

Após o estrondoso sucesso do primeiro single, a banda Supernoise volta à cena com o single Rising Sun, uma faixa memorável, com melodia e...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos