Saudade é a nova música de Alceu Valença, disponível nas plataformas a partir desta sexta (9). O single antecede o álbum digital, de mesmo título, com lançamento marcado para 23 de julho pela gravadora Deck.
Gravada em voz e violão, a canção foi composta durante o período de quarentena na pandemia. Nesta toada, que remete ao melhor de seu cancioneiro, Alceu Valença expressa com suavidade e lirismo o espanto diante do medo, das desigualdades, das despedidas.
“Saudade da estrada, saudade da rua”, canta o poeta andarilho, acostumado a fazer nas canções a crônica de suas caminhadas diárias pelas ruas do Rio de Janeiro ou do Recife, como em “Andar, Andar ou Pelas Ruas que Andei”.
“Saudade de amigos como eu confinados / que mesmo distantes estão ao meu lado”, afirma o autor habituado à apoteose das multidões. “Respiro o agora / esqueço o passado, os meses as horas”, receita o compositor diante da prolongada quarentena que faz nossos relógios caminharem lentos.
“Projeto um planeta mais civilizado / saúde e empatia sem pobres coitados”, sonha o poeta de uma nação solidária, que se renova em Saudade.
Balanço da carreira de Alceu Valença
Alceu Valença é considerado um dos mais importantes representantes da música nordestina, com canções de estilo próprio e muita poesia. Dois de seus sucessos, Anunciação e Tropicana, se destacaram no estudo realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre a sua obra, em homenagem ao seu aniversário.
O cantor e compositor pernambucano, que completou 75 anos no dia 1 de julho, tem 298 canções e 620 gravações cadastradas no banco de dados da instituição.
Anunciação e Tropicana ficaram em primeira e segunda colocação, respectivamente, nos rankings das músicas de Alceu Valença mais gravadas por outros intérpretes e mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil.
Neste período, mais de 65% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados ao cantor foram referentes aos segmentos de shows, música ao vivo e TVs.