O publicitário santista Matheus Ramos Dias, um fã assumido da banda Charlie Brown Jr., transformou a admiração pela banda em ação, e ‘remasterizou’ os clipes do clássico show ao vivo Acústico MTV, de 2003, e disponibilizou os clipes em alta qualidade no YouTube, gratuitamente.
Ao divulgar o resultado do trabalho nas redes sociais, o post viralizou. No Twitter, Matheus já contabiliza mais de 24 mil curtidas, além de 6 mil retweets, e o número de visualizações do post passou de 2 milhões. Já no canal do YouTube, foram 165 mil visualizações no total.
O Acústico MTV foi o primeiro álbum ao vivo da banda Charlie Brown Jr, lançado em 2003 em CD e DVD, e faz parte de uma série de shows acústicos da MTV Brasil. No país, o álbum vendeu mais de 250 mil cópias, sendo certificado com Disco de Platina pela ABPD.
Matheus conta que a ideia de publicar os vídeos gratuitamente para os fãs e em qualidade 4K surgiu após ele conhecer a técnica, usada por estrangeiros em clipes internacionais, em outros canais do YouTube.
“Quando vi que um fã americano conseguiu remasterizar o clipe de Never Gonna Give You Up, do Rick Astley, em altíssima qualidade (4K 60FPS), fui atrás dele para entender qual software e técnicas foram utilizados, já planejando utilizar no meu DVD preferido de todos os tempos, que infelizmente só estava disponível em uma qualidade péssima, e assim realizando um grande sonho pessoal”, explica.
🚨 ATENÇÃO 🚨
Depois de 1 semana e 110GB de renders (e um strike no YouTube), finalmente CONSEGUI disponibilizar todo o Acústico MTV do Charlie Brown Jr. remasterizado em 4K 60FPS.
Tá separado faixa a faixa pra quem quiser ouvir uma só. APROVEITEM ❤️https://t.co/xjRXXj4xu0 pic.twitter.com/BdjWeEDgay— Matheus (@matheusdevdd) December 30, 2021
O publicitário conta que não deu muito trabalho para fazer a remasterização, mas foram meses de dedicação até chegar no resultado perfeito.
“Trabalho em si, foi pouco. Mas foram meses até conseguir executar o processo como queria. Para se ter noção, eu consegui o DVD original em fevereiro de 2021 e na época precisei de 18 horas apenas para fazer quatro minutos de vídeo – o trecho de Só Por Uma Noite. Então, quando meu irmão comprou peças novas para o computador já em dezembro, consegui processar o Acústico MTV inteiro, de pouco mais de 1h, em apenas 24 horas”.
Depois de conseguir a gravação original, para garantir a melhor qualidade possível, o publicitário usou um software que combina diversos presets de inteligência artificial para cada tipo de vídeo, seja ele progressivo, entrelaçado ou analógico.
“Não sou nenhum especialista no assunto, mas o software tornou tudo extremamente fácil – e isso faz jus ao valor dele, de 200 dólares.”
Como fã, Matheus diz que se sente realizado em poder trazer alegria para outros fãs, no Brasil e no mundo, através dos vídeos, agora em alta qualidade, e disponíveis em uma plataforma gratuita e acessível.
“De todas as coisas que já fiz na internet, essa foi a que teve a recepção mais inesperada e positiva de todas. Parece que os fãs, desanimados pelas polêmicas que vêm acontecendo envolvendo a banda, tiveram um pequeno momento para deixar isso para trás e lembrar os bons tempos de Chorão e Champignon”, conta.
Marcão, um dos guitarristas e fundadores do Charlie Brown Jr., também compartilhou a iniciativa de Matheus nas redes sociais, feliz com o resultado.
Agora, o publicitário não pretende parar. Depois de remasterizar o show Acústico MTV da banda Charlie Brown Jr., a ideia é continuar publicando vídeos em alta qualidade de outros shows antigos.
“Já comecei a trabalhar no Acústico MTV da Cássia Eller, que é ainda mais antigo que o do Charlie Brown Jr. e que a qualidade está ainda mais prejudicada. Já me pediram para fazer remasterização de diversos shows, de Marcelo D2 a Rebelde, mas ultimamente recebo muitas mensagens das pessoas tentando comprar o DVD completo comigo”, conta.
Na primeira tentativa, ao tentar publicar no YouTube o show completo, o vídeo foi barrado. Já os vídeos com as faixas separadas, foram aceitos pela plataforma.
“Já recebi umas três ofertas de PIX, mas não vou e nem posso aceitar. Não sou camelô, e nem quero receber processo, e estou totalmente disposto a repassar o DVD na íntegra para a banda disponibilizar no canal oficial, sem cobrar nada por isso”, finaliza o fã.
Para conferir os vídeos, acesse canal do YouTube clicando aqui.