O trio potiguar de rock Far From Alaska, formado por Emmily Barreto, Cris Botarelli e Rafael Brasil, revelou o EP 3.3. Rompendo com seu som tradicional, o EP chega com três faixas e promete explorar o território pop, exibindo a versatilidade da banda e o compromisso em empurrar seus limites criativos.
Falando sobre o som do EP, os integrantes da banda contam que 3.3 é o projeto mais diferente da Far From Alaska até agora. Uma incursão ao pop, é um testemunho de seu comprometimento com a exploração e a auto-liberação como banda.
“Neste trabalho exploramos nossas habilidades de songwriting em um estilo que não é nossa zona de conforto”, conta a banda. “Esse EP é o que traduz de forma mais radical essa nossa busca pela ‘era 3’ e ficamos orgulhosos e surpresos com o resultado desse bloco”, completam os integrantes..
As composições do EP revelam uma concepção diversificada. Desde a vintage Good Part, que remonta a 2014, até a melodia nascida no chuveiro de Secret, transformada em um reggae, e a criação rápida de Meltdown em apenas cinco minutos, cada faixa reflete o espírito de experimentação da banda.
“Essas músicas foram feitas pela Cris em diferentes contextos, não necessariamente relacionados à vivência e sonoridade da banda. Todas elas foram trazidas para a gente nesse espírito de ‘ah, vamos tentar’ e saíram melhores do que poderíamos imaginar”, explicam os integrantes.
Colaborações com o cantor Lucas Silveira, da banda Fresno (que produziu a faixa Good Part), e do produtor musical Gabriel Souto (responsável pelas faixas Secret e Meltdown), trouxeram dimensões únicas ao EP, tornando o processo geral um trabalho de amor.
O Far From Alaska busca compartilhar uma experiência “feel-good” com seu público através do EP, descrevendo-o como uma “trilha sonora para tardes preguiçosas de verão à beira-mar”.
O lançamento em janeiro é estratégico, capturando a essência de um pôr do sol de verão: “Aquele fim de tarde na beira da praia, meio cansado de ter passado o dia no sol, meio quietinho, mas curtindo muito cada momento e já com saudades do verão, mesmo sem ele nem ter passado ainda”, explica a banda.
Um destaque do 3.3 é a colaboração com a lenda do reggae Pato Banton na faixa Secret. A banda enfatiza a singularidade dessa parceria e expressa a alegria em ter um artista do calibre de Pato Banton contribuindo para o projeto. A combinação de rock e reggae, executada de maneira impecável, adiciona uma vibração leve ao EP.
O trio conta: “A ponte entre a gente e o artista foi realizada através da Marã Música e do Rike Roncoletta, que já trabalha com a gente há alguns anos e foi certeiro na hora que ouviu a música e realmente entendeu a necessidade que tínhamos ali”.
O EP 3.3 serve como prelúdio para o terceiro álbum de estúdio do Far From Alaska, programado para ser lançado na segunda metade de 2023. Antes de 3.3, a banda já lançou os dois primeiros “blocos” do álbum, que vieram através dos EP’s 3.1, lançado em outubro de 2022, e 3.2, disponibilizado em março de 2023.