“Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia”
Os versos acima ecoam na voz de Chico Buarque, e tantos outros artistas, há mais de 50 anos. Composta em 1970, Apesar de Você carrega a potência que driblou a Ditadura Militar no Brasil, e que, mesmo agora, se faz tão atual.
Como um ato de celebração e esperança pelos novos tempos pós-eleições, a Francisco, el Hombre apresentou uma releitura da canção. O lançamento chegou às plataformas de streaming e integra um EP com outras duas versões inéditas da faixa — uma a capella e outra instrumental.
“É para dar um gás nessa reta final, falando desse amanhã que a gente já vê ali brilhando. Queremos que seja uma celebração e também um tributo a todos aqueles que não chegaram até aqui, mas que nos dão força para conseguir virar essa página da história”, reflete Mateo Piracés-Ugarte, que forma o conjunto ao lado de LAZÚLI, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff.
Compreendendo a força que a canção carrega, a Francisco, el Hombre optou por uma ideia um pouco ortodoxa para o mercado musical. Criar outras duas versões bases para que o público possa entregar novas perspectivas sobre aquela obra, seja em formato de remix ou com novos vocais, assim, eles também disponibilizam a faixa a capella e instrumental como um convite para colaboração.
“Apesar de Você tem um significado tão importante, especialmente agora, que a gente queria que ela fosse ao máximo reproduzida”, conta o vocalista.
O produtor Felipe Vassão foi o responsável por traduzir a versão original para a linguagem da Francisco, el Hombre e fez isso de uma forma bastante única.
“Ele conseguiu esculpir o nosso arranjo de uma maneira minimalista, mas tendo o necessário para a música ter a cara da banda. No final, ela reflete a gente ao vivo: é brincalhona e feliz”, comenta Mateo.
Esta é a segunda regravação que o grupo faz de uma obra de Chico Buarque. A primeira foi Roda Viva, que integra a trilha-sonora de A Fantástica Fábrica de Golpes (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff.
Essa releitura, inclusive, já traz uma citação a Apesar de Você, o que criou um elo ainda mais forte com as duas obras e culminou no atual lançamento.
“Essa reta final todo mundo tem que olhar para o trabalho de resiliência e resistência que rolou nos últimos anos para que agora pudéssemos virar a página. O amanhã está quase lá”, finaliza Mateo.