O que você está procurando?

BR

Muntchako mistura Fela Kuti com Luiz Gonzaga em Pagode Russo; ouça!

O Muntchako segue fritando as pistas de dança e misturando Fela Kuti com Luiz Gonzaga através do projeto Fela dum Gonzaga, cujo álbum será lançado em 2023. O trio (que desta vez virou quinteto) revelou o single Pagode Russo, que carrega o aspecto inusitado e curioso das mesclas culturais e sonoras da banda.

Pouco é dito sobre a forte influência que as danças dos cossacos tiveram sobre a cultura tradicional do frevo Pernambucano, pairando como lenda ou possível realidade. Talvez, quem mais tenha se aproximado de dizer algo a respeito, foi nosso rei do baião, com a emblemática poesia, quase que lisérgica, de Pagode Russo, composta originalmente em 1946.

“O que seria um pagode russo? O que seria coçar com dançaê? O que seria o parecia até um frevo, naquele cai e não cai? Imagine tudo isso traduzido em vocabulário instrumental, acrescido de um banjo bizantino, uma flauta-pife sinuosa, uma sanfona rebelde, percussões indomadas, synths eletrônicos envenenados, e os graves do peso do beat pulsando num pseudo baião?”, afirma o guitarrista, Samuca.

Continua depois da publicidade

O Muntchako é formado por três ninjas da arte dançante: Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical), Rodrigo Barata (bateria e beats) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão).

Neste projeto Fela dum Gonzaga, o trio é reforçado pelo sax barítono de Esdras Nogueira e a sanfona de Juninho Ferreira. Eles deram uma mexida nos baús de Fela Kuti e Gonzagão, recortaram, colaram e criaram em cima. Waka Morena foi o primeiro single, onde misturaram Waka Waka, de Fela Kuti, com Vem Morena de Luiz Gonzaga.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos