Em Senhor do Som, segundo single do novo álbum que sai em 2022, a experiente banda sergipana de reggae roots Reação faz uso da metalinguagem para exaltar o gênero musical que propagam e que também norteia todos os movimentos e pensamentos dos integrantes.
A música, assim como o single anterior Negro de União dos Palmares e todas as outras faixas do novo disco, foi gravada no mítico estúdio Toca do Bandido, com produção de Felipe Rodarte, e chega às plataformas digitais pelo selo Toca Discos.
Em resumo, Senhor do Som foi concebida a partir de uma vivência cotidiana de Junior Moziah (guitarra e voz) em Aracaju (Sergipe). Em uma manhã, de sua residência com destino a um compromisso burocrático, ele andou por diversas ruas da capital e tudo o que ouvia nas caixas de som de estabelecimentos e carros eram músicas comerciais, sem poesia, mensagem ou espiritualidade – nada de reggae.
“Foi quando diversos reggaes vieram à cabeça, com suas mensagens de construção, de intelectualidade, com questões sociais e sobre o trabalho em comunidade. No caminho, ouvindo as músicas nas rádios, queria que o radialista tocasse um reggae, e então surgiu a brincadeira do refrão: Ei, senhor do som! Toque o Reggae Roots, Senhor Brown”.
Referência na música
Uma brincadeira e, ao mesmo tempo, uma homenagem: Brown é uma alusão a Marrom, o atual percussionista da Reação Raízes do Reggae .
Aliás, a melodia, a cadência e outras partes da letra foram compostas naquele mesmo dia em companhia de Ras Lau (baixo) e Wipsom (bateria).
Por fim, Senhor do Som é a o mesmo tempo uma reverência ao reggae. Ademais, é uma música para balançar o corpo e a mente. “Algo altruísta e holístico, juntos, para mexer o físico e o etéreo”, reflete Junior .
“O reggae não é só cadência rítmica, ele envolve força abstrata e metafísica envolvida. É só coisa boa tocando o ser humano. Tem que ouvir com carinho e devoção. É para acordar, levantar, se divertir e é uma terapia; serve para ir trabalhar, enfrentar os desafios”, ele completa sobre a carga emotiva e reflexiva presente em Senhor do Som.