Formada em 2022 com ex-integrantes da Two Wolves (Maurícius Wolf, Sérgio Araújo e André Machado) e contando ainda com o baterista Rodrigo Andrade, do Hellbenders, e o vocalista Dan Kong, a Red Sand King concretizou sua parceria com a Monstro Discos através do lançamento de duas músicas nas plataformas de streaming. Joke e Last Day são os primeiros singles de uma série que o grupo irá apresentar até o fim de agosto.
As duas músicas novas marcam o primeiro trabalho produzido pela própria banda que buscava mais liberdade e principalmente mais tempo para se dedicar na gravação de cada canção. Marcam também a realização de um sonho do quinteto que era trabalhar com o premiado guitarrista e produtor João Milliet, vencedor de dois Grammy Latino, que assinou a mixagem e a masterização das faixas.
Com forte influência de Paramore, Muse e Nothing but Thieves, Joke explora o relacionamento tumultuado entre duas pessoas que oscilam entre a amizade e a intimidade, acabando por perceber que não foram feitas uma para a outra. A música reflete sobre a ironia e a turbulência emocional desta relação, como se este relacionamento fosse uma piada cruel do destino.
Já Last Day remete a Coldplay, The Killers e Panic! At The Disco e trata sobre aproveitar o momento e viver a vida ao máximo, abraçando a espontaneidade e a intimidade como se cada dia fosse o último. A música incentiva deixar de esperar e mergulhar totalmente no presente, dançando e criando memórias.
A Red Sand King prepara ainda mais quatro músicas para lançar até o final de agosto. Além disso, a banda já soltou um EP, By the River, e os singles Civil War e Cardiac Arrest, que foi gravado em São Paulo, no Midas Estúdio, a convite do produtor Sergio Fouad (Titãs, Zeca Baleiro).
Mesmo novo, o grupo também costuma se dedicar muito a estrada e já tocou duas vezes no Goiânia Noise Festival, além de Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Piracicaba e Ribeirão Preto.