Depois de refletir sobre a falta de palavras para expressar os sentimentos em The Words, a cantora e compositora Surya se entrega à paixão em At First, seu mais novo single. A faixa antecipa o próximo álbum da artista, onde a sua sensibilidade lírica se encontra com uma sonoridade amadurecida desde o EP Asas, lançado em 2022.
At First é uma canção que transforma em poesia a sensação de se apaixonar instantaneamente. Indo no caminho contrário de sua mais recente faixa, Surya abraça as palavras para dar vazão à euforia de um novo amor.
“Enquanto a The Words fala sobre a falta de palavras, em At First eu digo tudo – e também entende-se que eu ouvi o que precisava ouvir. At First é como o sol depois da noite de chuva que é a The Words. Enquanto na The Words há dúvida, em At First ganhamos certeza”, ela compara.
Surya é uma artista multifacetada, também conhecida por suas habilidades como escritora e atriz. Desde sua estreia literária com a publicação da primeira crônica no livro Antologia – Novos Autores Curitibanos aos 16 anos, até a direção de seu próprio show autoral SURYA e o Mini Espetáculo da Vida, onde mescla música e poesia de maneira única, a artista segue surpreendendo.
Em 2018, lançou seu primeiro EP Moletom, que funde versos poéticos com harmonias musicais, e em 2019, chamou atenção com o lançamento do livro Se Deixar, Eu Viro Poesia.
Surya também se destacou com seus aclamados discos Amor, L’amour Love (Volume I e II), lançados em 2020, que deram vida aos versos poéticos de seu livro em forma de música.
Além disso, sua atuação no filme Alice Júnior, presente na Netflix, e sua participação em festivais da canção, onde recebeu diversos prêmios, atestam seu talento versátil.
Mais recentemente, em 2022, lançou o EP Asas, contendo cinco canções, explorando a complexidade humana e convidando os ouvintes a abraçarem todos os aspectos de si mesmos. Agora a artista, atualmente baseada na Suécia, se reconecta com seu país natal por meio da musicalidade.
“De certa forma, é uma homenagem a quem também homenageia a música brasileira. Quando compus essa música, eu estava com a Melody Gardot na minha cabeça, em questão de melodia… Ela é uma das cantoras que eu admiro muito e que, assim como eu, gosta de cantar em várias línguas e se arriscar em diferentes gêneros musicais. Ela tem músicas lindas em português, meio bossa, meio jazz, e eu acho que de alguma forma me inspirei no trabalho dela pra criar essa parte do meu”, Surya assume.
No entanto, a canção surgiu antes mesmo da mudança de país. “Essa música nasceu muito antes de eu pensar em me mudar. Na verdade, tinha acabado de conhecer meu marido e essa ideia de ‘love at first sight’ não saia da minha cabeça. A partir do encantamento e amor que sinto por ele, fui percebendo como esse sentimento transborda e vai se conectando com várias coisas ao nosso redor, como eu canto na música: ‘quando o pássaro canta, quando a folha cai, quando você sorri pra mim, quando o bebê anda…’ São todas situações em que podemos experienciar o amor à primeira vista (eu acho, rs)”, ela recorda.