A banda piauiense de hardcore Volta da Jurema, que vem conquistando cada vez mais notoriedade e espaço no cenário nacional, nunca escondeu sua gratidão e respeito por aqueles que abriram caminho na cena: seus ídolos, referências e influências. Por isso, lançou hoje um single totalmente inédito em tributo a uma das bandas mais importantes e influentes do skate punk hardcore brasileiro: Skate Gralha, da banda do ABC paulista Grinders, lançada originalmente no álbum SkatePunkMusic, de 1987.
“Grinders, Ratos de Porão, Lixomania, Cólera e outras bandas foram fundamentais para que pudéssemos existir. e resistência. Nossa traz um toque pessoal com uma parte de letra autoral, deixando a homenagem ainda mais nossa cara e versão conectando-se à proposta do som”, comenta Artur Fontenelle, baixista da Volta da Jurema.
A sonoridade de Skate Gralha combinava a velocidade do punk com elementos do hardcore, criando um som agressivo e melódico que dialogava diretamente com a cena underground e os skatistas da época de seu lançamento.
“Sem sombra de dúvidas, tanto essa música como a banda influenciaram gerações de músicos e skatistas no final da década de 80 em diante ”, continua o vocalista Felipe Barbosa , também grande fã da prática do skate.
Ronaldo ‘Pobreza’, ex-baixista, atual vocalista e único membro original do Grinders comentou sobre a versão da Volta da Jurema.
“Achei sensacional! Sou imensamente grato! Não somos pop, muito menos ‘mainstream’, e ver nossa música e nosso nome alcançando outros cantos do Brasil e do mundo, seja pela música ou pelo skate, mesmo após tantos anos, é extremamente gratificante. Saber que, até hoje, o Grinders é relevante para um estilo e uma cena é uma grande homenagem. Pura emoção, amor e gratidão pela banda!”
Ainda na esfera de homenagens, a Volta da Jurema foi convidada a participar de três tributos: um ao Inocentes, um ao Cólera e outro ao Ratos de Porão.