O que você está procurando?

Brasil Extremo

Resenha: Jupiterian – Aphotic

CLÁUDIO AZEVEDO

Perturbador. Essa é a melhor palavra para definir o trabalho dos paulistanos do Jupiterian. Gravitando entre o sludge e o doom metal – estilos que sempre agradaram aos adeptos da podreira, porém, não necessariamente de batidas a 800 km – o grupo mostra em Aphotic um som denso, nebuloso, carregado, que parece fisgar o ouvinte pela alma, em um cenário desolador. Impossível não lembrar dos primeiros atos de Hellhammer e Celtic Frost, que nos confins dos anos 1980 torturavam seus seguidores com sons insuportavelmente pesados.

Continua depois da publicidade

Permanent Grey inicia o serviço de forma macabra, com riffs lentos, vocais agonizantes e atmosfera assustadora, e nela percebemos outras saudáveis influências na música dos rapazes, como Anathema da fase The Silent Enigma. Ou seja, a aura negra é pura, bem diferente de algumas bandas que simplesmente afinam os instrumentos cinco tons abaixo e já se auto-intitulam como “stoner”. É preciso muita vivência, e isso os “quatro cavaleiros do Apocalipse” aqui possuem de sobra.

Outro ponto positivo é a longa duração das músicas, nenhuma abaixo dos 8 minutos, o que reforça ainda mais o clima de pesadelo arrastado, um sonho sem fim. É exatamente assim que o ouvinte se sentirá quando Daylight invadir os falantes (ou fones). E referências a Lovecraft estão presentes durante todo o play, que poderia ser mesmo a trilha sonora para todas as criaturas fantásticas que habitam o mundo doentio do escritor.

Fãs dos já citados Celtic Frost e Hellhammer e, principalmente, de Anathema e Paradise Lost, confiram imediatamente! Junto com Mythological Cold Towers é uma das melhores formações do estilo em nosso imenso Brasil. Prestes a embarcar em uma excursão pela Europa, fica fácil imaginar o rastro de nebulosidade que o grupo deixará no Velho Continente. E o visual, com as máscaras, é de muito bom gosto.

Aphotic
Ano de lançamento: 2015
Gravadora: Caligari Records

Continua depois da publicidade

Faixas:
1. Permanent Grey
2. Daylight
3. Proclamation
4. Aphotic
5. Drag Me to the Grave

Formação:
V – voz e guitarra
R – baixo
A – guitarra
G – bateria

http://www.facebook.com/jupiteriandoom
http://www.jupiterian.bandcamp.com

Continua depois da publicidade

 

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A partir de 2025, o festival Summer Breeze Brasil passará a se chamar Bangers Open Air. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), nas...

Agenda

A edição de Santos do festival Armored Dawn Convida, que aconteceria neste sábado (23) à noite, no Arena Club, foi adiada por causa do coronavírus...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos