Nossas redes

O que você está procurando ?

Crédito: Mila Maluhy / Divulgação

Entrevistas

Entrevista | Autoramas – “A gente está sempre em fase de adaptação”

O Autoramas está bastante ativo na quarentena! Esta semana, a banda lançou o videoclipe de Sofas, Armchairs And Chairs. Além disso, o canal no YouTube foi alimentado com muito conteúdo novo para a alegria dos fãs. E claro, as lives semanais também fazem parte da rotina do grupo, assim como a maioria dos artistas nesse período.

Em entrevista ao Blog n’ Roll, o vocalista Gabriel Thomaz nos contou mais detalhes a respeito do novo trabalho. Ademais, o artista comentou sobre como o Autoramas tem feito para lidar com a quarentena, quais são as expectativas pós pandemia e a participação do grupo no Juntos Pela Vila Gilda.

Novo videoclipe

O mês de julho começou repleto de novidades para o Autoramas. Na quarta-feira (1), a banda divulgou o videoclipe de Sofas, Armchairs And Chairs. Em resumo, o trabalho é composto por imagens em preto e branco e carrega uma estética dos anos 1960. Nos takes, diversas pessoas dançam, ao passo que a música acompanha uma batida alegre.

Publicidade

“O Sofas, Armchairs and Chairs é uma música que originalmente saiu no nosso último álbum, Libido. A gente lançou um álbum virtual, chamado Studio Sessions, que reunia programas, shows em estúdio e coisas que a gente fez durante o lançamento do Libido. E daí essa versão da música é desse álbum”, explica Thomaz.

Posteriormente, o vocalista complementa sobre a composição do vídeo. “E a gente teve a ideia de juntar imagens de shows nossos que são bem dançantes, divertidas e agitadas com imagens de pessoas dançando, sabe? Anos 1960 e tal. E combinou bastante, ficou bem legal. A gente gosta muito dessa coisa anos 1960: texturas, características da época, roupas, danças músicas… Então acho que combinou perfeitamente”.

Muitas lives

Assim como a maioria dos artistas, o Autoramas precisou renovar nesta quarentena. Mesmo isolados, os integrantes têm produzido bastante. Além disso, o grupo aproveitou para realizar atividades que até então não haviam sido concluídas.

“A gente aproveitou a quarentena para trabalhar bastante. Fizemos muita coisa que estávamos sem tempo de fazer. Em nosso canal do YouTube eu subi mais de 100 vídeos nessa quarentena. A gente tá fazendo lives tocando, que são mais pontuais. Essa semana mesmo a gente fez uma [live] para arrecadar dinheiro para a nossa equipe que está parada e foi um sucesso total! Foi muito legal, muita gente colou e contribuiu”, comenta o vocalista.

Publicidade

A banda tem um encontro semanal – e certamente virtual – com os fãs. Aliás, a próxima live promete muitas novidades.

“Todo sábado a gente tá fazendo a festa do Autoramas aqui em casa. Tá um barato! O tema da próxima festa vai ser o rock feminino brasileiro. A gente sempre faz um especial na última meia hora; no total são duas horas de live. Teve uma que durou duas horas e quarentena e dois minutos. Tem muita coisa rolando. A gente não consegue parar, o pessoal vai comentando, rola correio elegante, piada, a gente canta parabéns para os aniversariantes, etc.”

Thomaz também comentou a respeito das apresentações virtuais anteriores. “A gente também fez umas lives contando a história do Autoramas álbum por álbum. São oito álbuns no total e nós fizemos de todos, essa fase já acabou, era às segundas-feiras. E a gente vai anunciar outras lives com a gente tocando ao vivo. Em julho vai ter bastante coisa”, afirma.

Aprendizados

No bate-papo o artista também comentou sobre as lições aprendidas durante o isolamento social.

Publicidade

“Para a gente, a grande lição é que a gente pôde focar mais nessas coisas da rede, da internet. Nós somos uma banda muito analógica, sabe? A gente está sempre tocando ao vivo, indo nos lugares, aparecendo de verdade, em carne e osso.”

Thomaz também abriu o jogo sobre esta nova fase, na qual a banda precisou se reinventar. “A gente viveu em uma época que não tinha internet. Então a gente está sempre em fase de adaptação. E agora a quarentena nos obrigou a focar mais nisso. Já tivemos ideias boas, que foram elogiadas pelas pessoas que trabalham com a gente e que sempre nos cobravam em relação à internet. E agora o jogo virou, não é mesmo? (risos). É muito legal que agora a gente conseguir acertar nessas ações”.

Novo EP do Autoramas a caminho

Antes da pandemia do novo coronavírus, o Autoramas estava se preparando para lançar um novo EP. Porém, o trabalho foi protelado para setembro.

“A gente gravou algumas músicas antes da pandemia, que acabaram ficando prontas agora, mixadas e masterizadas durante a quarentena. Vamos lançar um EP que vai sair por um selo europeu em setembro. Além disso, tem mais outras coisinhas que a gente está decidindo como vai lançar”, comenta Thomaz.

Publicidade

No entanto, durante a quarentena o grupo realizou algumas produções bem recebidas pelo público.

“A gente lançou um single que foi composto e gravado no celular mesmo, bem low-fi. E a Erika editou um vídeo durante a quarentena, que se chama Eu Tive Mais Visão. Ela é nossa segunda música mais ouvida no Spotify. E ficou bem legal! A gente pensa em regravá-la com a banda toda no futuro. Também penso muito em um disco novo. Tem muitas coisas novas e legais rolando. A gente não para! Criar e compor são um hábito, quase um vício. É uma coisa boa. A gente está sempre com a cabeça borbulhando de ideias e de músicas e de como fazer as coisas”.

Bandas estrangeiras e pandemia

O Autoramas é uma banda que viaja muito pelo mundo e tem muitas bandas amigas espalhadas por aí.

“Nós nos comunicamos muito com a galera dos outros países. Ontem mesmo na live, metade da galera era de fora do Brasil. A gente ia fazendo live e falando em espanhol, inglês. A Erika sabe falar alemão, então é muito legal isso, sabe? Eles engajam bastante nessas coisas que a gente faz.

Publicidade

No diálogo, Thomaz também comentou sobre a sua percepção acerca das diferentes vivências neste mesmo momento.

“A gente se comunica com eles sobre isso. Ficamos até admirados que eles já estão conseguindo voltar a fazer shows, como por exemplo no caso da Espanha, onde são realizados shows pequenos. Isso me dá até uma certa inveja, porque aqui a gente tem um louco na presidência, que não soube controlar a parada. Só fala em abrir as coisas. Então eu não sei quando isto vai acabar; eu acho que a gente está muito atrás nisso. Eles todos estão com medo ainda, mas está todo mundo tentando manter a sanidade”, finaliza.

Autoramas no Juntos Pela Vila Gilda

Por fim, Autoramas é uma das atrações confirmadas no Juntos Pela Vila Gilda, uma ação social promovida pelo Blog n’ Roll em prol da comunidade santista.

“A gente vai tocar no formato que estamos fazendo em nossas lives. Eu acho importantíssimo ajudar as pessoas, a gente está sempre à disposição de fazer essas coisas. Sou extremamente a favor das pessoas ajudarem umas às outras”.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos