Um dos nomes mais empolgantes do cenário britânico na atualidade, o Big Special fez sua estreia na América do Sul, recentemente. O duo acompanhou o Placebo em shows por aqui, incluindo em São Paulo, no mês passado.

O momento, aliás, é o melhor possível. Além da excursão pela América do Sul, Joe Hicklin (vocal) e Callum Moloney (bateria) também preparam o lançamento do primeiro álbum do Big Special, Postindustrial Hometown Blues, que chega ao streaming em 10 de maio pela SO Recordings.

No segundo semestre, o Big Special fará parte de alguns dos principais festivais de verão do hemisfério norte, além de tocar em um show solo no O2 Forum Kentish Town, em Londres.

Nesta segunda-feira (1), o Big Special revelou mais uma prévia do álbum de estreia. A faixa escolhida da vez foi Black Dog / White Horse. Anteriormente, o Big Special já havia divulgado seis das 14 canções do disco: Trees, Desperate Breakfast, This Here Ain’t Water, Shithouse, Dust Off / Start Again e Butcher’s Bin.

Durante a passagem pelo Brasil, o Big Special conversou com o Blog n’ Roll sobre a experiência no País, a expectativa para o primeiro álbum, além dos shows importantes reservados para o segundo semestre. Confira abaixo.

O que vocês acharam do show com a Placebo em São Paulo? Gostaram do público?

Joe – Aquela foi provavelmente a melhor plateia que já tivemos, na verdade. Foi insano. 

Callum – Acho que nós dois saímos do palco e ambos dissemos que foi o melhor show que já fizemos. Foi insano. Nós não, bem, eu não sei quanto a você, mas eu não saí. Normalmente, quando você está se preparando para um show, dá uma olhada ao redor para ver o quanto está cheio.

Quando você é o ato de abertura, às vezes, as pessoas não chegam cedo. Então, não fiz isso ontem à noite. Não olhei para a plateia antes de subir ao palco. E estava cheio. Foi a maior quantidade de pessoas. Basicamente, todo mundo no Brasil estava lá, não é? Pelas aparências… Então foi incrível. Foi, sim, não quero ir embora. Nunca quero ir embora.

Vocês nunca tinham vindo para a América do Sul, mesmo por turismo?

Joe – Nunca, primeira vez na América do Sul, está sendo uma experiência incrível. Um lugar maravilhoso, incrível, incrível!

Vocês já conheciam algo sobre o país?

Callum – É, coisas de samba. Provavelmente é um dos países com bateristas mais intimidadores. Há muita bateria boa por aqui. Mas nós não sabíamos muito o que esperar. O Brian (Molko) do Placebo nos disse que o público brasileiro vai ser o melhor, eles são absolutamente loucos. E ele estava certo. Ele não estava mentindo.

É meio estranho pela primeira vez. Mas depois nós saímos na multidão e tiramos muitas fotos com as pessoas e encontramos muita gente. Todos foram tão adoráveis e felizes em nos conhecer. Uma multidão realmente receptiva.

Como foi o processo de produção do álbum de estreia? Como está a expectativa pelo lançamento?

Joe – Bom, tem levado um bom tempo. O objetivo de começar a banda era fazer este álbum. Então temos trabalhado nele nos últimos anos. E estamos realmente animados para finalmente lançá-lo. Nossa expectativa é apenas que ele desempenhe bem.

Sabe, é mais importante para nós que as pessoas gostem e achem que é um bom álbum, esperamos que ele se espalhe por meio do boca a boca. Espero que signifique algo para alguém como significa para nós, uma vez que o lançamos, não é mais nosso, não é?

Callum – Sabe, é um pouco intimidador, né? Porque faz cerca de três anos desde que começamos a trabalhar nele, desde que começamos a escrever e trabalhar juntos nele. Fizemos este “filhinho” e estamos prestes a mandá-lo para a escola pela primeira vez. Espero que ele não seja intimidado.

Joe – Você se torna uma banda de verdade quando lança seu primeiro álbum, certo? Então estou ansioso por isso.

Recentemente vocês divulgaram o single Butchers’s Bin, que tem uma letra forte e uma sonoridade pesada. Como vocês avaliam a atual situação da classe trabalhadora na Inglaterra?

Joe – Eu faço parte da classe trabalhadora da Inglaterra.

Callum – Dizemos isso enquanto estamos sentados ao lado de uma piscina no Brasil. Sou do tipo trabalhador. 

Joe – A honestidade é o elemento importante para a nossa música. Então, tudo é baseado no que está acontecendo conosco e ao nosso redor. E coisas semelhantes acontecem com outras pessoas.

Callum – É apenas uma experiência vivida. Você só pode escrever sobre o que conhece e manter isso honesto. E essa é a única maneira de a audiência se conectar, você escrever honestamente sobre o que está fazendo.

Joe – Regra número um em qualquer tipo de escrita, em qualquer tipo de forma de arte que você ouve, né? É escrever sobre o que você conhece. Então, acho que pode ser fácil tentar seguir uma moda ou algo que seja popular, mas acho que essa única regra é a mais importante. Então, mantenha-se fiel a isso.

Callum – Mas talvez quando este álbum for lançado, vamos ter que escrever música para milionários. Você nunca sabe.

Joe – Provavelmente vai ter um pouco de samba nele.

A classe operária inglesa sempre foi uma referência, mas hoje parece estar sendo sufocada por leis que apoiam cada vez mais as empresas. É isso mesmo?

Joe – Sim, com certeza. Acho que provavelmente tem sido assim desde… sabe, por centenas e centenas de anos, é a classe dos… eles são constantemente oprimidos e é o setor mais negligenciado, embora seja a combinação de todas as outras minorias e coisas assim.

Acho que só posso falar pelo nosso governo mesmo, mas parece mais negócios do que governo. Parece apenas o lucro das pessoas como sempre, realmente. Mas sinto que hoje em dia a pretensão nem está lá.

Callum – Sim, eles odeiam sindicatos. Eles odeiam, especialmente, os criativos na classe trabalhadora. Não encorajam ninguém a ser criativo porque isso não é o que eles querem. Eles só querem trabalhadores leais.

Vamos lá ganhar dinheiro com eles fazendo a própria arte, tentando escapar do caminho que eles já lhe deram. Não é como um senhorio muito feliz.

No Brasil é a mesma coisa…

Parece que é assim em todos os lugares. Acho que isso é uma coisa global ao longo da história, né? É a classe trabalhadora que faz tudo e os outros colhem os benefícios.

Sim, exatamente. E, sabe, por exemplo, hoje em dia é realmente muito difícil se aposentar aqui, porque eles pagam um salário mínimo. É meio impossível se aposentar nos dias de hoje. Então, não sei, você acha que na Inglaterra é a mesma coisa?

Callum – Está piorando. Eles continuam aumentando a idade, atualmente é 68 anos.

Joe – É realmente difícil se aposentar nessa idade também. Entende o que quero dizer? Especialmente se você é autônomo. Meu pai só se aposentou agora e tem 74 anos. Você não tem a opção de se aposentar mais cedo. 

Callum – Meu pai aceitou uma demissão voluntária e se aposentou para cuidar do pai dele. Se ele não pudesse morar com o pai dele, estaria ferrado, basicamente. Não ganha muito dinheiro da aposentadoria.

Infelizmente isso impacta diretamente na saúde mental das pessoas. Como vocês têm lidado com isso? A música acaba sendo uma forma de terapia?

Joe – Acho que é uma forma de catarse mais do que qualquer coisa. Acho que é um lugar para colocar frustrações e coisas assim. Não sei se é terapia no sentido de que melhora, mas definitivamente não piora. É, definitivamente, uma maneira de agir através da música que não seria possível em nenhum outro lugar.

Acho que é por isso que as músicas naturalmente assumem a forma que têm e são sobre as coisas que são porque é isso. É assim na performance também, onde podemos agir de uma maneira diferente.

Callum – Diria que os shows estão mais próximos do lado terapêutico do que a escrita. A escrita é quase uma necessidade mesmo. É algo que acontece naturalmente.

Joe – Sim, porque às vezes pode ser triste quando você está revisando o que são todas elas e você só pensa, oh, droga. 

Callum – Mas quando você sobe no palco e pode agir de uma maneira que normalmente não pode, você pode mostrar os dentes e cuspir em si mesmo e apenas continuar. Isso é uma boa terapia, sabe?

Consegue listar três álbuns que foram fundamentais para a formação musical de vocês? Por que?

Callum – Acho que o álbum Nails, do Benefits, está lá em cima. 

Joe – Sim, se estivermos escolhendo álbuns modernos, contemporâneos de nós e tal, diria Nails, do Benefits. Sleaford Mods, com UK Grim ou Spare Ribs, são dois álbuns muito bons. 

Callum – Vamos fazer quatro.

Joe – Apreciamos também a música folclórica irlandesa. Acho que há um espírito de música folclórica tradicional em nosso álbum, mesmo que não esteja no nível superficial, acho. O espírito das músicas e tal vem de um lugar similar, sabe, como trabalho e descontentamento.