Nossas redes

O que você está procurando ?

Especiais

Entre o teatro do terror e o rock oitentista, Ghost entrega show perfeito em São Paulo

O roteiro escancara muitas influências. Do palco com escadinha lembrando Van Halen ou o teatro do terror na linha do Alice Cooper, a banda sueca Ghost mostrou suas credenciais em São Paulo com dois shows sold out no Espaço Unimed, na última quarta e quinta-feira. 

A evolução de Tobias Forge e companhia é nítida. Atualmente na função de Papa Emeritus IV,  o vocalista mostra um domínio de palco absurdo e esbanja carisma. É algo totalmente diferente do que apresentou em festivais como Rock in Rio (2013) e Maximus Festival (2017).

Dez anos atrás, quando se apresentou no Rock in Rio, o Ghost não conseguiu convencer a todos sobre o que buscava mostrar no palco. Muitos pensaram se tratar de algo macabro que tentava ser assustador, mas falhava na missão. No Maximus, o lado escrachado já estava mais aparente.

Publicidade

Com os álbuns Prequelle (2018) e Impera (2022), os suecos escancararam as influências mais melódicas, os refrões mais pop, além de tratar os shows como verdadeiros espetáculos. Tudo isso pesou muito para o crescimento comercial da banda. Não à toa, os suecos alcançaram o topo das paradas no ano passado com o disco mais vendido nos Estados Unidos.

Em São Paulo, o público era muito variado. Tinha uma molecada mais nova, mas também muitos veteranos que se renderam ao grupo. Kaisarion, do Impera, foi a faixa que abriu o show.

Com o público na mão desde o início, o Papa Emeritus IV soube equilibrar bem o repertório. Colocou faixas de todos os álbuns, mas com uma atenção maior para Impera, Meliora e Prequelle, os três mais recentes, todos lançados depois do show no Rock in Rio.

Spillways, que parece tirada do repertório do Bon Jovi do início da carreira, foi a quarta do show. Aqui com muitos celulares para o alto para registrar o momento hard rock 80s.

Publicidade

Vale destacar que existia um temor sobre a possibilidade de proibição de celular no show, mas tal medida foi exclusiva em uma apresentação no exterior e tinha um caráter de campanha publicitária.

Curioso notar as feições dos trabalhadores da casa. Todos pareciam incrédulos com o “santuário do capeta” montado no palco. Mas basta um pouco de atenção para ver que os músicos não levam nem um pouco a sério isso.

Os Nameless Ghouls, os instrumentistas da banda, todos mascarados, se divertem o tempo todo. Simulam broncas, desentendimentos, mas tudo faz parte do espetáculo.

Aliás, isso fica evidente na entrada do antigo Papa Nihil, dentro de um caixão, aqui lembrando muito o teatro de Alice Cooper. O personagem é ressuscitado por paramédicos, toca saxofone em Miasma e depois retorna ao descanso eterno. 

Publicidade

O set trouxe ainda outras canções cantadas em uníssono pelos fãs, com destaque para Call Me Little Sunshine e Mary on a Cross, essa um viral absurdo no Tik Tok.

Sim, o Ghost agrada os novos e os velhos, não importa se eles são fãs de black metal ou hard rock. Tobias soube reunir tudo isso para um grande espetáculo de rock. E não duvide se na próxima vez o show do Ghost for no Allianz Parque. Já mostrou ter banca para isso.

Setlist Ghost em São Paulo – 20/09

(Imperium)

1. Kaisarion

Publicidade

2. Rats

3. Faith

4. Spillways

5. Cirice

Publicidade

6. Absolution

7. Ritual

8. Call Me Little Sunshine

9. Con Clavi Con Dio

Publicidade

10. Watcher in the Sky

11. Year Zero

(Spöksonat)

12. He Is

Publicidade

13. Miasma

14. Mary on a Cross

15. Mummy Dust

16. Respite on the Spitalfields

Publicidade

Bis:

17. Kiss the Go-Goat

18. Dance Macabre

19. Square Hammer

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A cantora Day Limns fará uma participação no I Wanna Be Tour, neste sábado (2), no Allianz Parque, em São Paulo. A performance de...

Agenda

O Turnover, banda de indie rock de Virgínia (EUA), traz a turnê do último álbum Myself in the Way à América Latina no próximo...

Agenda

O quarteto prog/heavy metal Conception, da Noruega, que é a banda original do mundialmente consagrado vocalista Roy Khan (ex-Kamelot) e do guitarrista Tore Østby...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos