Seja falando sobre família (Panoramic View), sociedade (Jump Sit Stand March, com Emily Armstrong, do Dead Sara) ou a busca por felicidade em momentos complicados (I Am Happy, com Del The Funky Homosapien), Aaron Bruno busca representar suas dualidades e novos caminhos no quinto álbum do Awolnation. The Phantom Five chega com o objetivo de sintetizar toda a trajetória do projeto e foi idealizado como um disco final.
“Escrevi este álbum com a intenção de que ele pudesse ser o último álbum do Awolnation. Queria o desafio e a inspiração dessa ideia. Não tenho certeza se será realmente o último álbum, mas quis criar essa narrativa para me desafiar com ela e colocar tudo o que tenho nessas músicas”, comenta Aaron Bruno, que já trabalha em novos projetos, incluindo a banda hardcore metal thrash Barbarians of California.
Essa fase de mudanças foi a inspiração para Barbarian, faixa que ganhou um vídeo gravado na mesma locação do clássico Wicked Game, de Chris Isaak.
“Li A Metamorfose de Franz Kafka antes de escrever este álbum, e adoro o conceito de eu me transformar deste projeto Awolnation em novos projetos. Esse é o conflito da música”.
Aaron Bruno falou mais sobre a possível despedida em entrevista exclusiva para o Blog n’ Roll.
“Se eu entrar pensando que será a última vez que você ouvirá um álbum gravado por mim, é melhor que seja bom. Acho que é, pelo menos para os meus ouvidos. Espero que outras pessoas concordem e possam sentir isso. Havia um senso de urgência na mentalidade de tentar tratá-lo como um álbum de despedida, agora resta saber se continuo. Provavelmente irei, mas me sentiria confortável em ir embora porque acho que isso é o melhor que tenho a oferecer”.