A vocalista do Against Me!, Laura Jane Grace, surpreendeu os fãs com um álbum surpresa nesta quinta-feira (1). Em Stay Alive, ela não tem a companhia da banda The Devouring Mothers, mas tem a parceria com o produtor Steve Albini, o único que a acompanhou no estúdio em Chicago.
São 14 canções com temas bem reflexivos, desabafos e ansiedades em um mundo pandêmico. A sonoridade, apesar de acústica, é pesada em muitos momentos. Laura Jane Grace é incrível em vários momentos. É punk rock na viola.
Em um desses momentos, Laura fala sobre a saudade de viajar, citando Portugal nominalmente, em The Calendar Song.
A postura anti-Trump segue intacta. Em Hanging Tree, são várias cutucadas no atual e, se tudo correr bem, futuro ex-presidente dos Estados Unidos.
“Você não pode confiar em um homem com cabelo assim. Muito engano, sem autoconsciência”, canta logo no início da faixa.
Em resumo, é impossível não se identificar com o que Laura Jane canta em Stay Alive. É um retrato perfeito dos tempos caóticos que vivemos. Seja pelo o aumento da intolerância e da ascensão de políticos doentes ou pelas angústias e ansiedades geradas pela pandemia.
Stay Alive não é uma superprodução, mas certamente é um dos álbuns mais interessantes para ouvir nesta semana. Laura Jane Grace surpreendeu da melhor forma possível.