Queens of the Stone Age busca inspiração na adolescência de Josh Homme em “Where the Goth Girls At?”

Queens of the Stone Age busca inspiração na adolescência de Josh Homme em “Where the Goth Girls At?”

O Queens of the Stone Age lançou “Where the Goth Girls At?”, terceiro single de “Perfecth”, nono álbum de estúdio da banda, que chega em 30 de outubro pela Matador Records. A música sucede “Insignificant Other” e “Easy Street” e combina riffs minimalistas com um refrão mais expansivo, acompanhado por arranjos de cordas e metais.

A inspiração veio das memórias de Josh Homme durante a juventude em Palm Desert. O vocalista relembra as garotas góticas que trabalhavam no balcão de uma loja JCPenney e transformavam também o visual das clientes mais velhas. A lembrança serve como ponto de partida para falar sobre amor adolescente, atração e aquela necessidade juvenil de impressionar outras pessoas.

“Where the Goth Girls At?” ganhou ainda um videoclipe dirigido por Christopher Gruse e Tony Wolski, dupla que já havia trabalhado com o grupo em “Easy Street”. Gravado tendo uma usina elétrica deserta como cenário, o vídeo conta com Steve Agee, Scarlett Kapella e Lou Lou Safran, além dos próprios integrantes da banda, em uma sequência na qual personagens são gradualmente transformados pelas garotas góticas.

“Perfecth” foi produzido por Homme e pelo baixista Michael Shuman e utiliza como uma de suas referências conceituais o Kintsugi, técnica japonesa de reparar peças de cerâmica quebradas destacando suas rachaduras. A ideia funciona como metáfora para um álbum dedicado às diferentes formas de amor e às marcas deixadas por relações capazes tanto de destruir quanto de reconstruir alguém.

As nove faixas foram desenvolvidas a partir de sessões realizadas em diferentes locais, incluindo Nova Orleans e Los Angeles. Segundo Homme, a intenção foi justamente evitar uma unidade sonora óbvia, fazendo com que cada composição parecesse pertencer a um universo diferente enquanto todas permanecem conectadas por temas como amor, desejo, perda e amadurecimento.

“Cada música soa como se fosse de um mundo diferente. E isso é de propósito”, explica Homme. Com Troy Van Leeuwen, Michael Shuman, Dean Fertita e Jon Theodore completando a formação, o Queens of the Stone Age chega ao nono álbum explorando as cicatrizes acumuladas ao longo da própria trajetória como parte fundamental de sua nova fase.