O que você está procurando?

Pop Asia

Top 10: Confira os music videos que marcaram 2017 do K-Pop

FERNANDA DURANTE

Hoje é o último dia de 2017 e, fazendo uma retrospectiva, podemos concluir que esse foi um ano muito bom para o K-Pop. O gênero ganhou um espaço maior na mídia de outros países e, com isso, conseguiu chamar a atenção de um novo público.

Continua depois da publicidade

Para celebrar essa boa fase e também o novo ano que está quase chegando, selecionei dez music videos (MVs) que, em minha opinião, marcaram 2017. Se você não conhece K-Pop, que tal aproveitar a oportunidade e ouvir um som diferente?

MIC Drop – BTS (Steve Aoki Remix)
Essa não é a primeira parceria internacional do boygroup sul-coreano, que já contou com a colaboração do artista Andrew Taggart, do The Chainsmokers, na faixa Best of Me. Apesar disso, o remix de MIC Drop surge como uma marca na carreira do BTS, que começou a conquistar os Estados Unidos.

Os meninos foram os primeiros artistas de um grupo de K-Pop a ganhar uma premiação americana. Eles levaram o título de Top Social Artist, na Billboard, vencendo nomes como Justin Bieber, Selena Gomes e Ariana Grande. Eles também são os pioneiros do gênero a se apresentar em uma premiação nos Estados Unidos, o American Music Awards (AMA) desse ano.

Continua depois da publicidade

Red Flavor – Red Velvet
Red Velvet é um grupo feminino formado em 2014 pela S.M. Entertainment. Nesse ano, elas conquistaram o topo das paradas na Coreia do Sul com a música (bem pop chicletinho) Red Flavor, que ficou conhecida como o hit do verão. Lançada no começo do mês de julho, a faixa vendeu mais de 300 mil cópias em uma semana.

Chegaram a rolar alguns boatos que essa música teria sido escrita originalmente em inglês para a girl band britânica Little Mix. Mas, a S.M. ofereceu mais por ela e acabou ficando com a canção. Sorte para as meninas do Red Velvet.

Dramarama – Monsta X
Os meninos do Monsta X deram um impulso na carreira neste ano. Eles lançaram singles que tiveram ótimas colocações em rankings sul-coreanos, mas o destaque vai para Dramarama. A música rendeu ao grupo, que está junto desde 2015, seu primeiro prêmio no programa SBS The Show. Eles venceram grupos com mais tempo de estrada, como EXID e Block B.

Continua depois da publicidade

Ao contrário do que acontece no Brasil, os programas musicais na Coreia do Sul são vistos como um importante parâmetro para a popularidade de um artista. Por isso, receber um prêmio vindo de um deles é um passo muito importante.

Likey – Twice
Se existe um grupo que vem se destacando na Coreia do Sul desde sua estreia (chamada de debut no meio do K-Pop) esse é o Twice. O grupo de nove meninas foi formado em 2015 pela JYP Entretainment. Desde então, elas já levaram mais de 30 prêmios.

Somente em 2017, as meninas ganharam Cantor do Ano, Top 10 Artistas Globais, Grande Prêmio em Lançamento Digital, Melhor Desempenho de Dança em Grupo Feminino, entre outros. A música Likey, que teve o MV lançado no dia 30 de outubro desse ano, já passou dos 134 milhões de visualizações no Youtube. Além disso, o single também já levou sete prêmios em programas de música da Coreia do Sul.

Continua depois da publicidade

Ko Ko Bop – EXO
Atualmente, EXO é um dos grupos masculinos de K-Pop mais famosos da Coreia do Sul. Eles debutaram em 2011 e, desde então, já acumulam 19 Daesangs (troféus principais em cerimônias de premiação). A conquista é tão grande que eles entraram para a edição de 2018 do livro Guiness World Records, como o grupo que mais ganhou prêmios principais no Mnet Asian Music Awars (MAMA).

Nesse ano, o grupo teve diversas conquistas com o single Ko Ko Bop, que foi lançado em julho. Ele ganhou 100 mil hearts em 29 horas no MelOn (um serviço sul-coreano de música online) e ultrapassou as 600 mil cópias no Gaon Download Chart em apenas quatro semanas.

Continua depois da publicidade

Don’t Recall – KARD
Apesar de grande parte dos grupos de K-Pop serem formados apenas por homens ou mulheres, também existem os mistos e esse é o caso do KARD. O quarteto, formado em 2016 pela DSP Media, vem conquistando o público em diversos países. Tanto que neste ano, eles realizaram alguns shows no Brasil.

Don’t Recall foi o segundo lançamento deles e já atingiu a marca de 37 milhões de visualizações no Youtube. A faixa tem elementos do hip hop, que são muito usados pelo grupo.

Clap – Seventeen
O Seventeen chegou com tudo com o seu novo single Clap, que foi lançado no começo de novembro. De acordo com artigo da Billboard, o “refrão energético acompanhado por uma guitarra conduz o som animado da música, com a vibe retrofunk”.

Continua depois da publicidade

A música faz parte do segundo álbum deles, intitulado TEEN, AGE. O disco ultrapassou a venda de 215 mil cópias na primeira semana, batendo o recorde do grupo. Além disso, no Mnet Asian Music Awars (MAMA) desse ano, o Seventeen ganhou o prêmio de Melhor Apresentação de Dança de Grupo Masculino.

Lip & Hip – HyunA
HyunA está comemorando 10 anos de carreira. Sua estreia foi com o grupo Wonder Girls e depois chegou a ser integrante do 4Minute. Mas, foi com a carreira solo que ela conquistou de vez o público e ganhou o título de sexy queen da Coreia do Sul.

A sensualidade da cantora fica bem clara no seu novo clipe Lip & Hip, que foi lançado no começo desse mês. Divertido, colorido e com uma batida marcante, esse é aquele tipo de música que vai te fazer cantarolar o refrão por um bom tempo.

Continua depois da publicidade

Gashina – Sunmi
Assim como HyunA, Sunmi tem uma longa estrada no meio do K-Pop. Ela também celebra 10 anos de carreira e foi uma das integrantes do grupo Wonder Girls. Apesar disso, de acordo com a Billboard, somente nesse ano a cantora conseguiu emplacar de vez sua fase como artista solo.

O single Gashina, lançado em agosto desse ano, foi um dos responsáveis por esse belo empurrão. Depois de uma semana de lançamento, a música já tinha conquistado o terceiro lugar no World Digital Song Sales da semana.

Continua depois da publicidade

As If It’s Your Last – BLACKPINK
Logo quando estrearam em 2016, as meninas do BLACKPINK já se tornaram o centro das atenções por serem parte do primeiro girlgroup lançado pela YG Entertainment em sete anos. E elas não fizeram feio. Um mês após o debut (estreia), se tornaram o grupo feminino a conseguir ultrapassar os 100 milhões de views no seu canal do Youtube de forma mais rápida.

Além disso, elas também são o único girlgroup sul-coreano a ter dois álbuns no TOP 5 do Worldwide Album Chart do Itunes. Somente com o single As If It’s Your Last, elas alcançaram mais de 209 milhões de visualizações no Youtube. Acho que podemos esperar grandes coisas delas para 2018.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Na literatura e na dramaturgia, as histórias são divididas em três atos. O último costuma ser o mais intenso, porque é nele que se...

Especiais

De forma apoteótica, o grupo de k-pop Twice realizou, na última terça-feira (6), seu primeiro show no Brasil. A apresentação da turnê Ready To...

BR

A cantora e compositora Vicka só tem o que comemorar. A artista paranaense é a grande vencedora de um concurso promovido por Oswaldo Montenegro...

Gringolândia

Um dos ícones do pop do século 21, V, integrante do BTS, lançou hoje seu primeiro álbum solo. Intitulado Layover, o disco é composto por seis...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos