O fim de semana foi intenso em São Paulo. Só o Lollapalooza levou mais de 70 artistas para ocupar os seus quatros palcos, no Autódromo de Interlagos. Cradle of Filth e Red Fang engrossaram a lista no sábado. Mas foi no Manifesto Bar, no Itaim Bibi, aos 48 minutos do segundo tempo, que chegou o melhor show do fim de semana: Backyard Babies.
Dezesseis anos depois de sua primeira e única passagem pelo Brasil, os suecos retornaram com uma surpresa pra lá de agradável para os mais saudosistas. Tocou quase metade do álbum Total 13. Segundo o vocalista, Nicke Borg, o show de São Paulo marcava o início das comemorações dos 20 anos desse emblemático disco. Sorte dos fãs que ouviram Bombed (Out of My Mind), Ghetto You, Highlights, Look at You e Made Me Madman, sendo que as duas últimas fecharam e abriram, respectivamente, o show.
Segundo álbum do Backyard Babies, Total 13 foi o responsável por colocar os suecos com mais frequência na programação da MTV (na época que era relevante), além de ter levado a banda a explorar outros mercados como o asiático, onde frequentemente fazem turnês até hoje.
Curioso notar que a entrada do Backyard Babies se manteve a mesma de vários anos, inclusive da primeira turnê brasileira. Os músicos sobem ao palco com uma gravação de Friggin in the Rigging, do Sex Pistols.
Base da primeira turnê deles pelo Brasil, em 2002, quando incluíram Santos na rota, o disco Making Enemies is Good também recebeu grande atenção da banda no Manifesto. Tal como o Total 13, o álbum teve cinco canções incluídas na setlist: Brand New Hate, Heaven 2.9, Painkiller, Star War e The Clash.
Diante de uma casa lotada por um público insano, que dançava e cantava de forma eufórica, o Backyard Babies só aliviou nos pesos da guitarra na hora de tocar a linda balada Abandon, do disco homônimo de 2008. O mesmo álbum teve ainda mais uma representante no show: Nomadic.
Four by Four, o primeiro disco após o hiato entre 2009 e 2015, foi lembrado duas vezes: I’m on My Way to Save Your Rock ‘n’ Roll e Th1rte3n or Nothing.
Mais do que comentar as escolhas do repertório, vale destacar a energia da banda no palco. Parece que nada mudou desde a longínqua turnê de 2002 por aqui. Nicke Borg, Dregen, Johan Blomqvist e Peder Carlsson continuam bem dispostos e felizes por estarem no palco. O vocalista, por exemplo, chegou a dizer que pretende retornar ao Brasil daqui 16 anos, brincando com o tempo que a banda ficou ausente daqui.
Que na próxima passagem por aqui, Nicke, Dregen e companhia deem um pouco mais de atenção para os discos Stockholm Syndrome, People Like People Like People Like Us, Backyard Babies e Four by Four, pouco lembrados nesse show. Isso sem falar no debute, Diesel & Power, que tem as poderosas Electric Suzy, Strange Kind of Attitude e Love. Fica a dica!
Setlist
Made Me Madman
UFO Romeo
Dysfunctional Professional
The Clash
Brand New Hate
Abandon
Highlights
A Song for the Outcast
Heaven 2.9
I’m on My Way to Save Your Rock ‘n’ Roll
Painkiller
Star War
Ghetto You
Bombed (Out of My Mind)
Bis:
Th1rte3n or Nothing
Nomadic
Minus Celsius
Look at You
Enquanto não surge uma gravação completa do show em São Paulo, confira como foi a apresentação no Niceto Club, em Buenos Aires, na Argentina.