Fotos: Juliana Del Rosso
A banda canadense Arcade Fire se apresentou na Arena Anhembi, em São Paulo, no último sábado, disposta a divulgar ao máximo o seu último trabalho, Everything Now, que apareceu com oito faixas no set. Durante a performance, que durou cerca de duas horas e trinta minutos, o grupo conseguiu empolgar as 10 mil pessoas presentes no local.
Formada pelo casal Win Butler e Régine Chassagne, ao lado dos músicos Richard Reed Parry, William Butler, Tim Kingsbury, Sarah Neufeld e Jeremy Gara, a banda contou com a abertura dos colombianos da Bomba Estéreo. Os sul-americanos envolveram o público numa sonoridade que misturava hip-hop, cumbia e música eletrônica. O show deles foi curto, com 1h de duração.
De antemão à subida do septeto ao palco, diversos ruídos e trilhas chamaram a atenção do público, como se o grupo fosse surgir a qualquer momento. Logo em seguida, o Arcade Fire fora anunciado como um grupo de lutadores de boxe e – literalmente – entrou no “ringue” (já que a estrutura do cenário estava cercada por cordas).
Aberta pela empolgante Everything Now, faixa do último trabalho dos caras, a exibição teve canções de toda a trajetória da banda, incluindo os hits Rebellion (Lies), Ready To Start, Here Comes the Night Time e Haïti. A inédita Peter Pan, que foi tocada ao vivo pela primeira vez na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, também fez parte da setlist.
Entre as outras canções que integram o disco Everything Now, lançado em julho deste ano, foram apresentadas Chemistry, Electric Blue, Put Your Money on Me e Creature Comfort, todas com uma ampla receptividade da plateia.
Com luz de “velas eletrônicas” (celulares e suas respectivas lanternas), Neon Bible foi um presente à parte para os nostálgicos de plantão.
O ápice do espetáculo ocorreu quando Win Butler sentou-se ao piano e tocou as primeiras notas de The Suburbs. Imediatamente, todos, mais do que nunca, vidraram seus olhos ao palco (e ao telão, para vê-lo melhor). Cantado e gritado por todos os arredores daquele nicho, o coro seguiu durante toda a música.
Depois disso, a eletricidade do público – que já não era pouca – cresceu ainda mais. No entanto, este feito só se repetiu em Wake Up, canção que encerrou a apresentação.
Clima perfeitoEm perfeita sincronia do início ao fim, a banda canadense impressionou principalmente pelo seu lado “orquestral”, que mista a exatidão na execução das músicas à emotividade transmitida aos fãs. Vale pontuar ainda a interpretação vocal de Régine, recheada de nuances teatrais. A cantora também tocou bateria, piano e sanfona durante a apresentação, além de ter realizado uma linha melódica sobre garrafas de vidro, aparentemente, para a faixa We Don’t Deserve Love.
É importante destacar a inusitada participação da Unidos do Tatuapé no show. A escola de samba teve aparições especiais nas músicas Here Comes the Night Time, Haïti e Wake Up. Para quem acompanha shows há tempos, certamente lembrou da parceria entre o Red Hot Chili Peppers e a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio, no Hollywood Rock, de 1993.
Confira a setlist completa da apresentação abaixo:
Everything Now
Rebellion (Lies)
Here Comes the Night Time
Haïti
Chemistry
Peter Pan
No Cars Go
Electric Blue
Put Your Money on Me
Neon Bible
Neighborhood #1 (Tunnels)
The Suburbs
The Suburbs (Continued)
Ready to Start
Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
It’s Never Over (Oh Orpheus)
Reflektor
Afterlife
We Exist
Creature Comfort
Neighborhood #3 (Power Out)
BIS
We Don’t Deserve Love
Everything Now (Continued)
Wake Up