Foi com um “até breve, Santos” que Di Ferrero deixou o palco da Capital Disco por volta das 3h40 da manhã deste sábado (21). Essa frase de despedida é comum após apresentações de bandas que passam por aqui, mas o peso foi infinitamente maior dessa vez. Isso porque em junho, o NX Zero anunciou que pararia suas atividades por tempo indeterminado a partir de dezembro, o que causou histeria e preocupação em quem acompanha a banda nestes 16 anos de estrada.
No entanto, o que deu para ver na última madrugada em Santos foi a garantia de que a Cidade irá rever o quinteto novamente um dia. Em vários momentos do show, Di Ferrero agradeceu o apoio da Baixada Santista na trajetória da banda e fez questão de explicar os motivos do período sabático. “Nós vamos fazer uma parada saudável para voltarmos renovados, podem ter certeza”, declarou.
A apresentação em si reuniu o melhor da banda que foi possível colocar no período destinado ao show. Ao melhor estilo capilar de Ana Maria Braga, Di e companhia empolgaram o público em uma mistura equilibrada de hits que englobaram todos os discos do grupo.
Geralmente, bandas costumam tocar os maiores e mais conhecidos sucessos no final das apresentações, mas o NX fez diferente e tocou hits mais conhecidos, como Razões e Emoções e Cedo ou Tarde antes mesmo da metade do show. Porém, não foi uma estratégia ruim, visto que os fiéis fãs presentes tinham absolutamente todas as canções na ponta da língua, o que é comum para um grupo com 16 anos de história e hits em todos os álbuns.
A metade final contou com uma variação entre faixas mais melódicas e outras mais agitadas. Ao fim de cada canção, a ficha parecia ir caindo aos integrantes do NX Zero, e os agradecimentos ao público foram contantes até o encerramento da apresentação.
Para fechar com chave de ouro, nada melhor que o mais novo single, Sintonia, lançado em maio deste ano. A música, inclusive, tem como últimas palavras, a frase “Na sequência de uma despedida, um novo ciclo que se inicia”. Claramente um recado aos fãs.
Outro ponto curioso do show foi que a banda não tocou o sucesso Pela Última Vez, do álbum homônimo da banda, lançado em 2006. Agora fica a dúvida se eles não tocaram porque não coube no setlist ou para não assustar a galera.
Foto: Rock Show / Facebook / Divulgação