Flávio Moraes/Fotoarena/Folhapress – Arena Anhembi/2010
O Green Day inicia nesta quarta-feira (1), na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, a etapa brasileira da Revolution Radio Tour. Billie Joe e companhia ainda passam nos próximos dias por São Paulo, na Arena Anhembi, na sexta-feira (3); Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, no domingo (5); e em Porto Alegre, no Anfiteatro do Beira-Rio, na terça-feira (7). Ainda há ingressos disponíveis para todas as apresentações. Confira aqui.
Em São Paulo, os ingressos custam entre R$540,00 (pista premium/inteira) e R$ 140,00 (pista/meia). Vale ressaltar que tanto em São Paulo como nas outras cidades, a excelente The Interrupters fará a abertura.
Você recorda a última turnê do Green Day no Brasil, em 2010? Confira abaixo a nossa resenha para a apresentação na Arena Anhembi, em 20 de outubro de 2010…
Green Day – Arena Anhembi, São Paulo – 20/10/2010
Os mais velhos podem dizer que o Green Day perdeu sua essência, que não toca mais o punk rock característico da época do Dookie, álbum mais vendido da banda. Os mais novos não dão bola para os comentários e preferem a nova fase. Na última quarta-feira, entretanto, os dois públicos se encontraram para assistir a Billie Joe Armstrong e companhia, que protagonizaram um dos melhores shows do ano no Brasil, no terrível Anhembi, em São Paulo, sempre com os mesmos problemas de som.
O que mudou de 1998, ano da primeira visita ao Brasil, para agora? O Green Day não é mais um power trio – o grupo
conta com três músicos de suporte– as letras estão mais políticas e o vocalista se tornou uma espécie de Bono Vox caricato, que brinca o tempo todo com o público, elogia a cidade, além de agarrar fãs, tal como o frontman do U2.
Durante três horas, a banda promoveu um desfile de hits, dividido por etapas da carreira. A primeira focada nos últimos dois álbuns American Idiot e 21st Century Breakdown. Entre os sucessos recentes dos americanos, uma “intrusa” chamou a atenção, a música Nice Guys Finish Last, do álbum Nimrod, que iniciou a primeira roda de pogo no público.
A segunda etapa contemplou os fãs mais antigos com clássicos dos discos Dookie, Insomniac e Kerplunk. Burnout,
Geek Stink Breath, F.O.D., J.A.R, When I Come Around e Basket Case, que levaram o público ao delírio.
Voluntário é ponto alto
A canção Longview, também do CD Dookie, foi um dos pontos altos da apresentação. Billie Joe convidou um voluntário do público para cantar a música. O convidado não deixou nem um pouco a desejar. Parecia integrante e amigo de longa data dos músicos. Deu selinho no frontman, fez massagem no baterista Tré Cool, tocou piano, brincou com as câmeras. Tal desempenho lhe garantiu um presente: a guitarra de Billie Joe.
Mas está não foi a única participação direta do público. Billie Joe convidou dois meninos para subir no palco. Um
jogou água gelada na turma da pista premium, o outro para simular um tombo após uma explosão. Tudo em clima de brincadeira. As explosões acompanharam o show quase inteiro. Foram labaredas de fogo, cascata de fagulhas, chuva de papel picado, papel higiênico, além de arremesso de camisetas com bazucas estampadas.
No final do show, o Green Day prestou homenagem aos seus maiores ídolos. Billie Joe mostrou o dom que tem de
imitar outras estrelas do rock. Tocou Black Sabbath, Led Zeppelin, Guns n’ Roses, AC/DC, The Who e Beatles.
Diante de 20 mil pessoas, o cantor aproveitou para elogiar a Capital. “Eu amo São Paulo. Eu quero morar aqui”. Após duas horas e meia sem pausas, o Green Day sai do palco para um intervalo rápido. O bis não deixou por menos. American Idiot, Jesus of Suburbia, Whatsername e Wake Me Up When September Ends, todas do American Idiot, serviram para esgotar as últimas gotas de suor do público.
A canção mais bela do grupo encerrou o histórico show. Time of Your Life veio para acalmar o público que não aguentava mais pular com os hits do Green Day.
Set list
21st Century Breakdown
Know Your Enemy
East Jesus Nowhere
Holiday
Nice Guys Finish Last
Give Me Novacaine
Letterbomb
Are We the Waiting
St. Jimmy
Boulevard of Broken Dreams
Burnout
F.O.D.
Geek Stink Breath
J.A.R.
Stuck with Me
Dominated Love Slave
Paper Lanterns
2000 Light Years Away
Hitchin’ a Ride
When I Come Around
Iron Man / Rock and Roll / Sweet Child o’ Mine / Highway to Hell / Baba O’ Riley / Eruption / Master of Puppets
Brain Stew
Jaded
Longview
Basket Case
She
King for a Day
Shout / Break On Through (to the Other Side) / (I Can’t Get No) Satisfaction / Hey Jude
21 Guns
Minority
Bis:
American Idiot
Jesus of Suburbia
Bis 2:
Whatsername
Wake Me Up When September Ends
Good Riddance (Time of Your Life)