Já são 20 anos de estrada, mas o Planet Hemp ainda demonstra ter muita lenha (ou marijuana) para queimar. Neste domingo, no palco Butantã, não foi diferente. O discurso de 1993 segue na mesma linha e atual: a legalização da maconha. Foi assim que Marcelo D2, BNegão e companhia conduziram a apresentação em atos, que representavam os três discos lançados na carreira.
No primeiro ato, O Usuário e a Luta pela Legalização da Maconha, D2 e BNegão cantaram clássicos como Legalize Já!, Dig Dig Dig e Fazendo a Cabeça. A empolgação do público era grande. Cada referência à maconha era comemorada com mais um baseado aceso. Quem não fuma, entrou na curtição por tabela. O fumacê era tão grande que não deixava ninguém escapar.
O ato 2, Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Para, foi apresentado com uma breve introdução de D2. Ele lembrou de uma conversa com o ex-baterista do Rappa, Marcelo Yuka, que o perguntou qual seria a temática do segundo álbum da banda: “Maconha”, respondeu. Queimando Tudo e Quem Tem Seda? foram cantadas pelos fãs.
No último ato, A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, mais política e homenagens. A legalização da maconha, entretanto, não foi a única bandeira levantada pelos integrantes. BNegão falou sobre “os irmãos que foram expulsos do Museu do Índio, no Rio, e gritou “fora Feliciano”, em referência ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano, que já havia sido alvo de manifestações nos shows do Copacabana Club e Criolo.
Sobrou tempo, ainda, para homenagear artistas brasileiros que já faleceram, como Chorão, Chico Science, Sabotage, Bezerra da Silva e Skunk, fundador do Planet Hemp, ao tocar Samba Makossa, da Nação Zumbi.
Set list
Ato 1 – O Usuário e a Luta pela Legalização da Maconha
Legalize Já!
Dig dig dig (hempa)
Fazendo a cabeça
Phunky Buddha
Mary Jane
Ato 2 – Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Para
Zerovinteum
Queimando Tudo
Quem tem seda?
Gorilla Grip
Seus Amigos
Four Track
Hip Hop Rio
Adoled (the Ocean) – (Led Zeppelin cover)
100% hardcore
Ato 3 – A Invasão do Sagaz Homem Fumaça
Ex-quadrilha da fumaça
Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga
Stab
Contexto
Procedência C.D.
A culpa é de quem?
Samba Makossa (Chico Science & Nação Zumbi cover)
Mantenha o Respeito
Fotos: Victor Nomoto / Lollapalooza