O que você está procurando?

Geral

Amiga da família Marley, Rica Newell canta na Praia dos Pescadores, em Itanhaém

A cidade mais reggae da Baixada Santista vai receber, hoje, a partir das 18 horas, duas grandes artistas do ritmo imortalizado por Bob Marley e Peter Tosh. Uma delas, inclusive, é muito próxima da família do primeiro. Rica Newell, que é atração do Regado a Reggae, junto com Queen Omega, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém, considera Rita Marley, viúva de Bob Marley, uma mãe. Além disso, já foi backing vocal no The Wailers e acompanha o filho do músico, Stephen Marley, em turnês e gravações.

A ligação com pessoas próximas a Bob Marley começou em 1989, quando gravou o vocal de apoio no álbum, o primeiro do Wailers sem o lendário cantor. Depois, ela fez um dueto com o guitarrista Al Anderson, na faixa Our Day Will Come, do disco Miracle, lançado em 2012, como Original Wailers.

Continua depois da publicidade

“Eu e a família Marley somos muito próximos. Rita Marley é como uma mãe para mim. Ainda estou junto e trabalho com eles. Todos nós somos muito influenciados pelo grande Bob Marley, um dos maiores do mundo”.

Antes de iniciar sua carreira no reggae, Rica cantava em corais de igrejas jamaicanas. Tudo mudou quando foi descoberta pelo saxofonista Dean Fraser e a 809 band.

“Eles são alguns dos melhores músicos da Jamaica. A transição para o reggae foi fácil. Eles me levaram para o estúdio e já começamos a gravar. Ainda sou uma menina da igreja, mas o reggae é uma música universal, com mensagens positivas para todos nós. Sou jamaicana, então, o reggae estava sempre tocando no rádio”.

Continua depois da publicidade

Programação do Festival

Dia 6 de janeiro
18:00 – Dj Admireggae (Peruíbe/SP)
18:30 – Inaya Guetto (Itanhaém/SP)
20:00 – Tempo Regueiro (Guarulhos/SP)
21:30 – Paulo Manga (Mongaguá/SP)

Dia 7 de janeiro
18:00 – DJ Zambol (São Paulo/SP)
19:00 – Afrodizia (Itanhaém/SP)
20:00 – Rica Newell (Jamaica)
21:00 – Queen Omega (Trinidad e Tobago)

Dia 8 de janeiro
18:00 – Dj Zambol
19:00 – Cidade Verde Sounds(Maringá/PR)
21:30 – Tribo de Jah (São Luiz – MA)

Continua depois da publicidade

Apesar da popularidade do ritmo em seu país, Rica conta que, durante a infância, não estava autorizada pela família a ouvir o som. “Minha educação era muito restrita. No início, minha família não estava feliz com isso, mas agora está resolvido”.

Atualmente morando em Atlanta, nos Estados Unidos, Rica afirma que segue conectada com Kingston, capital da Jamaica, cidade a qual considera ter um cenário vibrante.

“Cresci em Kingston, passei a maior parte da minha vida lá. Vivo nos Estados Unidos, mas estou frequentemente na Jamaica. Percebo que muitos artistas estão buscando trabalhar em cima das origens do ritmo. Vejo isso no Chronix, Jah 9, Etana, entre outros. Mas o dancehall ainda segue muito em alta também. Eu adoro todos, principalmente se a mensagem nas letras é positiva. Algo misturado com o baixo e o tambor deixam esse som irresistível”.

Continua depois da publicidade

Atualmente, enquanto segue excursionando em formato solo ou com Stephen Marley, Rica prepara o seu álbum de estreia. Nas plataformas de streaming, o público pode ouvir Them Fools Have Failed, o primeiro single.

“Comecei a trabalhar no meu álbum anos atrás, mas parei porque tive que lidar com alguns problemas familiares. Como as coisas melhoraram, voltei a trabalhar nele. Planejo lançar antes do verão (hemisfério norte, entre junho e setembro). Gravei um pouco em cada lugar, na minha casa, nos estúdios entre Jamaica e Atlanta”.

Para o show de hoje, em Itanhaém, Rica terá como banda de suporte a local Afrodizia, que representou a Baixada Santista no Festival de Montreux, na Suíça, no ano passado.

Continua depois da publicidade

“Conheci a Afrodizia quando estava no Brasil com o The Original Wailers. A banda é excelente, a vibração deles é incrível”, conta a cantora, que iniciou os ensaios, em Itanhaém, durante a semana.

No repertório, ela promete cantar alguns dos seus sons próprios como Inspire Me, Them Fools Have Failed e Sunrise, além de Estação Brasil, gravada com a Afrodizia.

Em pouco tempo, a cantora afirma já estar se sentindo em casa, em Itanhaém. “Estou realmente me divertindo aqui. As pessoas são ótimas, a comida é tão boa. Pelicano e o Cidinha Capelinha são ótimos restaurantes. Sinceramente, comi demais, nem quero mais me mover. São algumas das melhores comidas que já comi na minha vida”, afirma.

Mais shows
Em sua 12a edição, o Regado a Reggae recebeu, ontem, o DJ Admireggae (Peruíbe), Inaya Guetto (Itanhaém), Tempo Regueiro (Guarulhos) e Paulo Manga (Mongaguá). Hoje, a partir das 18h, DJ Zambol (São Paulo), Afrodizia (Itanhaém), Rica Newell e Queen Omega são as atrações. A programação será encerrada, amanhã, com DJ Zambol, Cidade Verde Sounds (Maringá/PR) e Tribo de Jah (São Luiz/MA). Todos os shows são gratuitos. As apresentações acontecem na Praia dos Pescadores. Neste ano, o evento celebra o primeiro Dia Municipal do Reggae, que ocupa o 9 de janeiro no calendário oficial.

Continua depois da publicidade

Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

O Cidade Verde Sounds, banda liderada pelo vocalista Adonai e pelo DJ e beatmaker Dub Mastor, lançou a inédita Coração Novin, com participação especial...

Agenda

A banda norte-americana The Smashing Pumpkins retorna ao Brasil para dois shows no final do ano. As apresentações acontecem em Brasília (1/11, na Arena...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos