As dez bandas classificadas para a final do 5º Festival da Juventude são Aydan (MPB), Banda do Camps (pop), Contornantes (rock), Cronistas (rock), Gabriel Henrique e Banda (pop), Harmony (pop), Henrique Oliveira (gospel), Luz Negra (RAP), Mad Mother’s (rock) e Noite Cinza (rock).
A grande disputa será em 17 de agosto, a partir das 18h30, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Gonzaga). O evento terá apresentação de Cristopher Clark, vencedor do X Factor Brasil (Bandeirantes). Os ingressos para o público acompanhar a final serão disponibilizados pelo Sesc em data a ser divulgada.
As três primeiras colocadas participarão dos eventos em 2020 integrantes do calendário da Cidade, com pagamento de cachê, e a vencedora terá a música autoral gravada profissionalmente em estúdio.
Na quinta edição do festival foram 31 inscritos. Eles se apresentaram nas noites de quinta-feira, no palco montado da Festa Inverno Santos. Os shows foram avaliados por um júri formado pelos professores de música Lucas Dota, Daniel Simonian e Francisco Pupo. Eles levaram em conta os quesitos afinação, interpretação, ritmo, letra, arranjo e melodia.
O festival é destinado para bandas de até seis integrantes ou duplas, com idade de 15 a 29 anos. É necessário ter música autoral ainda sem gravação profissional. Todas as letras foram verificadas para garantir que são inéditas e originais.
A realização é da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Conta com parceria das Secretarias de Cultura, Comunicação e Relações Institucionais e do Fundo Social de Solidariedade.