A internet quase explodiu com tantos posts falando sobre o desempenho do Tye Trujillo, filho de Robert Trujillo, baixista da Metallica, tocando na cidade de Bogotá, na Colômbia, com a Korn. Com apenas 12 anos de idade, o garoto mostrou a que veio e ainda vai cumprir outros shows com a banda pela América Latina, incluindo São Paulo, nesta quarta-feira, no Espaço das Américas.
Claro que todo talento de Tye não veio apenas do DNA de Robert. Jaco Pastorius é um dos artistas mais ouvidos pelo garoto que tem colocado em seu estilo, técnica e composição, muito da arte singular que Jaco mostrou ao mundo.
Jaco morreu em 1987, aos 35 anos de idade, mas é um dos baixistas mais respeitados da história. Ele simplesmente é considerado como “o cara que trouxe maturidade ao instrumento”.
Esse título veio porque certa vez Jaco arrancou os trastes do seu baixo (não! Não foi ele que inventou o baixo fretless) e tocou com a precisão de um violinista. Foi daí que veio o título “O cara que trouxe maturidade ao instrumento”.
Jaco usava um raro Fender Jazz Bass 62. Instrumento que foi roubado em 1986. Ele curtia alternar os captadores e também usava bastante flanger em algumas músicas. O jazz certamente ganhou muito com esse cara. Curiosamente o instrumento chegou nas mãos de ninguém menos do que Robert Trujillo alguns anos atrás.
Jazz Bass Jaco Pastorius
Claro que a Fender prestou homenagem para o cara criando o modelo Jaco Pastorius. É uma versão recriada do Jazz Bass (1962) que ele usava, mas tem aquela característica de “relicado”. Coisa que vai além do charme, porque o som do menino´é bem focado no jazz dos anos 1970 e 1980. Dá uma olhada no vídeo pra sacar.
A madeira que compõe o corpo desse Jazz Bass é Alder. Seguindo pelo braço que é feito em maple, a ponte é uma 4-Saddle American Vintage Bass e o escudo Jaco arrancou, porque “achou mais bonito”.A captação é construída por um Custom 60’ Single Coil Jazz Bass na ponte e no braço há exatamente o mesmo captador. Lembrando que há mudança do timbre da captação do braço e da ponte por causa das suas diferentes posições no corpo do instrumento.
Agora que você chegou até aqui dá um play na canção Come on, Come Over. É uma das minhas favoritas do Jaco.