Neil Peart, o lendário baterista do Rush, morreu aos 67 anos. A causa da morte, segundo um porta-voz, foi decorrente do câncer no cérebro. Peart faleceu na terça-feira (7), em Santa Monica, na Califórnia.
Um dos bateristas mais inovadores da história do rock, Peart era famoso por seus kits de bateria, com mais de 40 tambores diferentes, além do estilo bem técnico.
Primeiramente, ele se juntou ao Rush em 1974, depois que os cofundadores da banda, o baixista / cantor Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson, lançaram um álbum homônimo.
Peart revelou certa vez que alcançou um avanço técnico em meados dos anos 1990, quando procurou instruções do baterista de jazz Freddie Gruber.
“Depois de 40, 45 anos tocando, eu queria me esforçar e abrir toda essa nova fronteira”, disse o baterista em 2017. “Consegui fazer isso como letrista e escritor de prosa, e agora como baterista. Você tem que desafiar suas próprias limitações e suas próprias expectativas”, completou.
Tragédias
Em 1997, Peart sofreu uma tragédia com a morte de sua filha Selena Taylor em um acidente de carro. Menos de um ano depois, sua esposa Jacqueline morreu após uma batalha contra o câncer. Essas mortes afastaram Peart da música, quando tirou uma folga do Rush.
Durante esse exílio, Peart viajou pela América do Norte de moto para buscar uma redenção. Todavia, ele retornou em 2002 para o 17º álbum de estúdio do Rush.
Posteriormente, o músico documentou essa experiência em seu livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road. Lembro que cheguei a participar de uma mesa redonda com os amigos Sérgio Martins, Eugênio Martins Jr e Chico Marques, organizada pelo produtor Luiz Fernando Alves, para falarmos sobre essa obra.
Em dezembro de 2015, Peart anunciou a aposentadoria da bateria. À época, ele revelou uma história sobre sua filha Olivia.
“Ultimamente, Olivia tem me apresentado a novos amigos na escola como: meu pai, ele é um baterista aposentado“, brincou. “É engraçado ouvir. E não me dói perceber que, como todos os atletas, chega um momento para … sair do jogo”.
Ademais, a banda canadense fez uma turnê final em 2015, culminando em um show de despedida no Forum, em Los Angeles.