Nos últimos dias Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e João Barone (Paralamas do Sucesso) têm viajado por várias capitais do Brasil com Andy Summers (The Police) no projeto paralelo Call The Police, que revisita o repertório da banda de Summers.
Este fato me fez lembrar de alguns projetos paralelos de músicos brasileiros que você deveria conhecer. Vamos conhecer quatro deles? Então vem comigo!
Formado por Lucio Maia, Pupillo, Dengue e Jorge Du Peixe (todos membros do Nação Zumbi), este projeto revisita o repertório de Jorge Ben de maneira moderna, tropical e dançante. Com apenas um disco lançado em 2012, o projeto ainda faz turnê pelo Brasil até hoje… quando a agenda do Nação permite, claro!
Falando em Nação Zumbi, não tem como não lembrar do outro projeto paralelo do Lúcio Maia: O Zulumbi! Ao lado de PG (Elo Da Corrente) e Rodrigo Brandão (também conhecido como Gorila Urbano), este projeto se difere muito das outras bandas de Lúcio. Mergulhando de cabeça na identidade urbana do hip-hop com pitadas de psicodelia e muita brasilidade, o trio se inspirou em diversas fontes para criar suas músicas, como nos gibis do Laerte, filmes clássicos, no Tim Maia, Sly Stone, Parliament e em Thaide & Dj Hum, por exemplo.
Sem sair do Nordeste, que tal falar do primeiro disco solo, recém saído do forno, de Felipe S, vocalista do Mombojó?!
Com somente uma música regravada, este álbum é um auto-retrato musical de Felipe. Foi todo gravado no próprio apartamento do músico e produzido pelo mesmo. Neste projeto intimista, Felipe escancara seu lirismo de vez, abre sua alma para o público.
Assim como não temos muita certeza sobre a cronologia do ovo e da galinha, não sabemos dizer ao certo quem veio primeiro: O BEEF ou o BARIZON?
O Beef é onde Alexandre Marchi e Ricardo Nogueira (ambos do Barizon) deixam o metal de lado e fundem folk com rock, cantam sobre amor e exploram outros instrumentos como gaita e violão. Mas não pense que estamos falando de desligar as guitarras! Elas não só estão plugadas, como os solos de guitarra de Ricardo não vão sair da sua cabeça!