Turim exalta o pop punk nostálgico no novo single Voltar a Sorrir

Persistir e resiliência para superar problemas e estampar novamente o sorriso no rosto. Esta é a singela mensagem que a banda paulista de pop punk/hardcore melódico Turim traz em Voltar a Sorrir, o segundo single da carreira do quarteto, formado no início de 2023. Voltar a Sorrir é carregada de melodias e batidas que marcaram o estilo nos anos 2000, com um refrão empolgante, de cantar junto. Blink 182 e CPM 22 são referências para esta composição da Turim. A produção da faixa é de Denny França, do Magnet Audio, em São Paulo. A Turim foi formada em março de 2023 na cidade de São Paulo, com o intuito de resgatar e reviver um estilo musical tão irreverente e nostálgico dos anos 2000, como o po punk / hardcore melódico, eternizado por algumas das influências do quarteto: Blink-182, Millencolin, Sum41, The Offspring, CPM22, Hateen, Dead Fish. A formação é Inácio Neto nos vocais e guitarra, Gui Peruci na outra guitarra e backing vocal, Anderson Carlucci no baixo e Gabriel Piva na bateria.
Atemiz marca retorno com o lançamento do 4º disco, Tipo GPS

A espera acabou! A banda gaúcha Atemiz lançou nesta sexta-feira (3) o quarto disco de estúdio, Tipo GPS, um típico pop punk que marcou o final da primeira década dos anos 2000. O novo álbum da Atemiz, que surgiu em meio às reuniões dos membros da banda ao longo da pandemia, conta com dez faixas, duas delas os singles Nuvens e Embarque. Em Tipo GPS, Guto, Nick e Gui trazem temáticas que abordam a motivação, o amadurecer e relacionamentos, fazendo referências do pop rock, punk, pop punk e muito do emo/hardcore melódico de bandas brasileiras como Fresno (até o Revanche), NX Zero, Hateen, Forfun e CPM 22 e também da banda europeia Neck Deep. O vocalista da banda, Guto Gaelzer, conta como foi o processo de criação das faixas do novo álbum. “Foi à distância. Gravávamos ideias e trechos e enviávamos por e-mail, e foi gravado entre 2020 e 2022. Todas as musicas tiveram contribuições dos três membros. A gente trabalhou em cerca de 13 demos que viraram 10 músicas pro disco. Também temos demos acústicas que podem ser lançadas durante o ano”, explica o vocalista. Músicos como Bruno Lamas (baterias em Me Sinto Só e Nuvens), Gaba Wozniak (bateria nas demais faixas) e Henrique Lopez (guitarras e baixos adicionais) marcam presença no disco com participações especiais.
Com Longe de Casa, Samwise fecha primeiro EP da carreira

Longe de Casa é a música que fecha o primeiro EP da Samwise, o quarto lançamento desde que a banda de pop punk foi criada em 2020, em São José dos Campos (SP). A quebra do instrumental é o diferencial de Longe de Casa, que na letra aborda amizade e saudade, em contraponto à temática de amor e relacionamento de singles anteriores. Enquanto o single anterior, Coragem de Faz de Conta, trazia as clássicas paradinhas do estilo e verve bem melódica, Longe de Casa apresenta oitavadas marcantes e dedilhados realçados e riffs marcantes. As vozes estão novamente bem melódicas, já uma marca da Samwise, com partes suaves, outras com notas bem altas, além de um refrão cativante e para cantarolar junto. Longe de Casa é uma música propícia para ouvir na prática de skate, corrida, bike, atividades ao ar livre, trilhas na natureza, em momentos de relaxamento sozinho em casa ou num barzinho com amigos.
Change: Breaking Bad e pop punk inspiram novo single da banda Catwave

Mentiras geram frustrações e mágoas, permitindo que as discussões mais árduas aconteçam. E isso, consequentemente, muda os destino dos envolvidos. Esse é o tema da do novo single da banda Catwave: Change. A faixa é inspirada na trama da série Breaking Bad, refletindo a relação dos personagens Walter e Skyler. O single chega nas plataformas digitais acompanhado de um videoclipe e antecipa o segundo álbum da Catwave, intitulado The Death Grip e previsto para meados de 2023. O disco, bem como a canção em si, transita pelo rock alternativo, pelo pop punk e pela musicalidade indie. Natural de Belém, Pará, a banda traz versos em inglês e referencia a sonoridade de nomes como Green Day, Machine Gun Kelly e Bullet For My Valentine ao decorrer de Change. Para chegar nesse resultado, a Catwave gravou a faixa integralmente através de home studios e contou com a mixagem e a masterização de Kelby Dover (Kid Politics). Para John Antonny, vocalista da Catwave e letrista de Change, relata que a melodia estava pronta, mas só pôde conceber a letra depois de ter sido impactado pela série Breaking Bad. “Estava assistindo um episódio em casa, passando o tempo, quando simplesmente tive um estalo. A forma como Walter e Skyler lidavam com a complexidade do próprio relacionamento”. Além de Johnny, a Catwave conta com os guitarristas Anderson Nascimento e Gabriel Brito, com o baixista Daniel Rodrigo e com o tecladista Tiago Lima e o baterista Janilson Rodrigues. A banda está em atividade desde 2020 e em 2021 divulgou o álbum Decadence.
California 55 revive pop punk das MTVs dos anos 2000

O pop punk norte-americano que invadiu e tomou conta de rádios rock e MTVs de todo o mundo, inclusive no Brasil, é a gênese da música Melhor Amiga, a primeira autoral da banda carioca California 55. Com melodias leves, arranjos dinâmicos e batidas com um quê de dançantes, ‘Melhor Amiga’ tem a pegada de hit pop punk – fácil assimilação, direta e com letra para rapidamente aprender e cantar junto. Apesar de ser a estreia da California 55 no universo autoral, o quarteto tem anos de experiência como banda tributo ao pop punk e rock nacional, com ênfase em tributos ao Green Day, Blink 182, Offspring e Simple Plan, tendo feito shows em diversos pubs e casas noturnas do Rio de Janeiro. Melhor Amiga é indicada tanto ao adolescente, que descobre a ‘época de ouro’ do pop punk, com as tantas músicas consagradas daquelas bandas citadas acima; como ao adulto de hoje, que vivenciou a adolescência tendo aquele estilo musical como trilha sonora da vida. Na verdade, o gênero tem se renovado e voltou com tudo às paradas recentemente, com o sucesso de artistas como Machine Gun Kelly e Yungblud, além do retorno de Avril Lavigne aos palcos. A música é uma composição do vocalista Bruno Canoza com coparticipações do guitarrista Diego Abu e baterista Victor Abu. A canção, lembra Canoza, nasceu ainda em 2014. “Regravei, mostrei à banda e adaptamos”. A gravação aconteceu no EME estúdio, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), com produção de Tuta Macedo.
Conheça Jxdn, atração do início da tarde do primeiro dia do Lollapalooza

Você certamente já ouviu falar sobre a “volta do emo e pop punk aos holofotes mundiais”, certo! Nos EUA, o festival When We Were Young, que acontece em outubro, foi um dos anúncios mais surpreendentes do ano. Tem os retornos de Paramore, My Chemical Romance e Avril Lavigne, além de uma nova geração de artistas, responsáveis por esse impulsionamento do gênero em plataformas como o TikTok. E é justo nessa onda de novos artistas que está Jxdn, atração do primeiro dia do Lollapalooza, na sexta-feira, em Interlagos. Aos 21 anos, ele não esconde de ninguém sua admiração pelo blink-182, por exemplo. Além de ter Travis Barker como parceiro e produtor do seu primeiro álbum, Tell Me About Tomorrow, Jaden Hossler (nome de batismo de Jxdn) tem uma faixa em seu debute que parece retirada de um trabalho do trio de San Diego. A Wasted Year, inclusive, vem creditada a Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker. Após ter a autorização dos músicos para “pegar” uma parte da melodia de Feeling This, o jovem artista creditou os três na canção. Mas o trabalho de Jxdn não é uma cópia do blink-182. Apesar da forte influência em algumas canções do seu álbum de estreia, o músico também carrega inspirações no emo-rap de nomes como Lil Peep, Juice Wrld e XXXTentacion, que cantavam sobre depressão e morreram jovens. Emo-rap nas influências de Jxdn Aliás, em alguns shows, Jxdn apresenta sua versão para Armed & Dangerous, faixa de Juice Wrld, algo que ocorreu nas edições argentina e chilena do Lollapalooza, no último fim de semana. Jxdn também enfrentou a depressão, mas na música viu a possibilidade de um ponto de virada. O apoio de Travis Barker foi fundamental para pavimentar o caminho. Outro parceiro que tem apoiado Jxdn é Machine Gun Kelly, também atração do Lolla, que o colocou como atração de abertura em sua última turnê. Com MGK, Jxdn gravou a faixa Wanna Be, um dos singles de destaque do seu álbum de estreia. A faixa costuma ser a segunda de suas apresentações, logo depois de Think About Me. “Eu realmente sei que sou, e não há nada por trás disso; não há má intenção nem nada. Eu só quero que as pessoas tenham um momento como eu tive, e eu sei que vai acontecer com muitos deles”, resumiu ele para a revista Upset.
South Berkeley homenageia o pop punk em seu primeiro álbum

O South Berkeley faz a sua estreia com Too Slow. O trio francês se encontra no pop punk, dando até aquela famosa “ouvida familiar” identificando até uma certa linhagem vinda do blink-182. Contudo, já deixamos avisado que não são uma cópia. O grupo apenas bebeu da mesma fonte. Segundo a banda, o nome do álbum é adequado pois foram necessários quatro anos para que o trabalho ficasse pronto. “Foram dois anos de criação, seguido por dois anos de dúvidas, questionamentos e procrastinação”. Contudo, pelo jeito, valeu muito a pena a espera pelo nascimento do primeiro álbum do South Berkeley. Apesar de não quererem se restringir a apenas um gênero musical, o disco naturalmente se tornou uma homenagem para as bandas da década de 1990 e 2000 de pop punk. A cada escutada, uma nova empolgação e um certo sentimento de nostalgia. Na medida certa. “Nós realmente esperamos que essas 12 músicas possam tocá-los tão profundamente quanto nos tocam”.
Flertando com o pop punk, F. Snipes apresenta o single Tudo no seu Tempo

O pernambucano radicado nos Estadosa Unidos, Felipe Snipes divulgou nesta segunda-feira (10), o primeiro single do projeto F. Snipes. Em resumo, a faixa se chama Tudo no seu Tempo. Conhecido da cena punk/hardcore, Snipes foi integrante das bandas Porão GB e Bizouro Verde. Um pouco mais desacelerado, o novo trabalho do músico passeia pelo pop punk. “Bebo bastante da fonte do bubblegum, gênero que tem como referência bandas como o The Queers, Screeching Weasel, Lillingtons, entre outras. Além disso, o som sofre fortes influências de bandas como Rancid e Descendents”, conta. Ademais, a faixa integra o EP Sol, que será lançado no final de agosto.
Banda gaúcha Skinner divulga vídeo de Clichê Sertanejo