O artista goiano Chal retorna com a música Um Grande Amigo (produzida no lendário estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro), um rock rural que fala de superar o medo e assumir uma realidade.
Um Grande Amigo é uma música sobre sincronicidade. Chal usa seu folk elétrico altamente passional para cantar sobre sentimentos do íntimo de qualquer indivíduo. É uma faixa sobre saudosismo, brilhantes coincidências e firmeza para trilhar caminhos.
“Para matar saudades, e vivenciar o destino, é necessário superar o medo. Voltar para casa exige essa capacidade”, fala Chal.
Nesta canção, Chal toca seu violão em ritmo cadenciado sob uma cama de teclados setentista e uma bateria minuciosamente marcante. A gênese da música data de meados de 2012, quando ele preparava canções para o segundo álbum, Enlace.
“Por um contexto de coerência artística, sempre com o olhar atento de Constança nos meus trabalhos, ela não integrou o álbum. Mesmo assim, particularmente, é o meu favorito”, fala Chal ao mencionar a direção artística de Constança Scofield nos trabalhos à época no estúdio Toca do Bandido.
Segundo Chal, Um Grande Amigo nasceu após ele assistir o filme O Encantador de Cavalos, com Robert Redford. “Lembrei-me de uma queda que tive, quando tinha meus 8, 9 anos, de um puro sangue mangalarga, que meu tio havia me dado. Foi uma queda perigosa, após o cavalo disparar. Felizmente nada de grave me aconteceu, nem a ele. Mas o medo de voltar a andar persistiu por mais 1 ou 2 anos. O filme me tocou muito. A faixa fala de resiliência, de enfrentamento do medo”.
Para o músico, este lançamento chega num momento muito importante. “Onde eu, e tantos outros artistas, operários da arte em geral, lutam para manter esse sopro de beleza respirando. E o mundo precisa dele, dessa emoção genuína, como nunca”.
O último single de Chal foi Sinto Muito, canção remanescente do disco indicado ao Grammy Latino O céu sobre a cabeça, lançado pela Toca Discos.