Ambicioso na escala e na execução, o álbum duplo do Foals, Everything Not Saved Will Be Lost, levou a banda a um novo patamar, chegando ao número um nas paradas. Agora, o Foals compartilhou o single Wake Me Up, como a primeira amostra do aguardado novo álbum, que tem estreia prevista para 2022.
Aliás, um contraponto muito bem acabado ao álbum super complexo Everything Not Saved…, Wake Me Up brilha com tormentosas e glamourosas guitarras, ritmos super sincopados e a vocação dos Foals para hooks insistentes e cativantes. Contudo, num processo bastante orgânico, a banda mescla novas influências com ecos de suas raízes como provedores do caos agitado de festas em casa.
O frontman Yannis Philippakis comentou sobre a novidade. “Há uma jornada que a banda empreendeu de experimentar com diferentes paletas de som. Essa vez tínhamos o desejo de retomar mais da ideia inicial da banda de que o ritmo, os groves e as guitarras se interligassem numa estrutura arquitetônica. Nós quisemos tocar a fisicalidade da música. E nós queríamos que isso soasse oasesável e prazeroso”.
As músicas, com um tom escapista, também são algo em comum com o projeto anterior do Foals. Yannis e os companheiros de banda Jimmy Smith e Jack Bevan sairiam para as sessões de composição no pequeno e sem ar quarto de ensaios em Peckham cedinho pela manhã. Na hora em que eles terminassem os trabalhos, a escuridão já teria envolvido todo o sul de Londres.
Wake Me Up nasceu durante pandemia
Wake Me Up tomou forma em meio ao já desolador alto inverno britânico, que se tornou ainda mais opressivo com a covid restringindo o mundo todo ao redor. Influência subliminar para o Foals, também, sua criatividade se tornou tanto uma reflexão do meio ambiente quanto de sua inspiração interior.
Por fim, Yannis acrescenta sobre o novo single. “Com Wake Me Up, eu só queria escrever uma canção sobre transportar você mesmo para uma situação melhor, idílica. Eu acho que todos nós temos aquele sentimento dos últimos dezoito meses de ter passado por uma alucinação febril esquisita, porém muito marcante. Acho que todos nós queríamos ter sido acordados (uma alusão ao título) em algum outro lugar em vários momentos”.
Por fim, o Foals fará retorno aos shows de estádio em abril, quando eles começam a turnê pelo Reino Unido, que inclui quarto apresentações em Londres, no Olympia. Logo depois, eles seguem em maio pela turnê europeia por festivais de verão.