2021 prometia muitas grandes estreias. Algumas ficaram pelo caminho. A pandemia do novo coronavírus atrapalhou o percurso de alguns estúdios. Mas nada que nos impeça de montar uma listinha com as melhores séries da temporada.
O Gambito da Rainha
Confesso que cheguei por último, atrasei o máximo que pude (sei lá por qual motivo), mas O Gambito da Rainha, da Netflix, é uma série digna de pódio. Foi de longe uma das mais comentadas e festejadas pelo público. Só para se ter uma ideia do fenômeno, a série despertou o interesse pelo xadrez e aumentou a procura pelo termo em 400% no Google.
Para quem quiser maratonar os sete episódios em 2020, corra! Cada um tem cerca de uma hora. O Gambito da Rainha se passa em um orfanato de Kentucky nos anos 1950, no qual uma garota descobre um talento impressionante para o xadrez enquanto luta contra o vício e os problemas que acompanham sua genialidade.
Schitt’s Creek
Foram necessárias seis temporadas e uma enxurrada de prêmios no Emmy 2020 para Schitt’s Creek, enfim, cair nas graças do público. Disponível na Amazon Prime Video, a série conta a história do magnata das locadoras de vídeo Johnny Rose (Eugene Levy) e sua família que entram em falência e são forçados a deixar suas vidas mimadas para se reagrupar e reconstruir o império de dentro dos limites da cidade rural de seu único ativo restante, Schitt’s Creek.
Não tem muita explicação para a demora dessa consagração, mas certamente é mais do que merecida.
The Plot Against America
Lista de melhores do ano sem HBO não existe. Foi assim com Watchmen, Big Little Lies, Chernobyl, Game of Thrones, Succession, Westworld, True Detective, Euphoria e tantas outras. Em 2020, a mais marcante foi The Plot Against America.
Com seis episódios, a produção é baseada no romance distópico do escritor norte-americano Philip Roth e conta uma versão alternativa à história dos Estados Unidos. Após a derrota de Franklin D. Roosevelt nas eleições presidenciais de 1940, uma família judia em Nova Jersey acompanha a ascensão política de Charles Lindbergh, um herói aviador e populista xenófobo que chega à presidência levando o país ao fascismo.
Arremesso Final
Para os apaixonados por esportes, nada pode ser maior que Arremesso Final (The Last Dance), a série sobre a incrível equipe do Chicago Bulls dos anos 1990. É o relato definitivo sobre a carreira de Michael Jordan e o time que encantou o mundo. Com um acervo de imagens espetacular, a série traz imagens inéditas da temporada de 1997–1998, a última dos comandados de Phil Jackson.
Simpsons
Simpsons! Sim, 31 anos depois, a animação de Matt Groening continua em alto nível. Resta torcer para que em 2021 ela seja disponibilizada na íntegra no Star, a nova plataforma de streaming da Disney. É isso mesmo! Aquele aperitivo com duas temporadas no Disney+ foi proposital. É bem provável que a coleção completa chegue ao Brasil no meio de 2021. Vamos aguardar!