O que você está procurando?

Entre Cabos e Amplis - David Rangel

Nunca use cabos de guitarra para conectar amplificadores e caixas!

Parece besteira, mas muita gente acaba usando os mesmos cabos de guitarra para conectar amplificadores em suas caixas. O que muita gente ignora é que os famosos speakers cables são diferentes dos cabos de guitarra e o uso errado pode prejudicar seriamente sua performance e também o seu valioso equipamento.

Mas por que eles são diferentes?

Continua depois da publicidade

Temos a errônea impressão que os cabos cumprem com a mesma função porque seus plugs são idênticos (P10). Mas é só nisso que eles são iguais!

Os cabos de guitarra são produzidos para potências baixas, mas com alta impedância transmitindo um pequeno sinal da guitarra para o amplificador para torná-lo audível lá – Eis porque se chama amplificador, porque ele amplifica o sinal (dããa!).

Já o speaker é contrário. Ele é produzido para suportar uma alta potência, mas com baixa impedância jogando um sinal forte do amplificador aos falantes. Os fios que compõem esse cabo são mais grossos e permitem esse sinal mais robusto.

Tá, mas o que é impedância?

Continua depois da publicidade

É a carga total de resistência de uma corrente alternada (CA). Em outras palavras, quando um componente cria uma resistência e gasta energia em forma de calor temos o que chamamos de resistência, ou Efeito Joule: relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que atua em um determinado condutor em um período.

Quando o componente não gasta energia em forma de calor temos a reatância, que é a oposição natural à variação de corrente e tensão elétrica em circuitos de corrente alternada. Ela é formada pelos Ohms e forma, junto com a resistência elétrica, a impedância.

Sacou agora?

Ou seja, impedância é presença da resistência e da reatância.

Continua depois da publicidade

E o que isso tem a ver com usar os cabos de guitarra nos speakers?

Com pequenas potências você não terá muitos problemas. Mas, usando altas potências, você estará lascado, porque toda a potência do amplificador vai querer passar pelos finos fios que compõem os cabos de guitarra e o sinal não chegará tão bem aos falantes, porque a energia foi dissipada em calor onde muitas vezes acaba distorcendo o sinal.

Eu mesmo já presenciei resultados bem prejudiciais onde os cabos se romperam por causa do calor e criou até um certo risco de incêndio dentro do estúdio. São detalhes que a gente acha que são besteira, mas que podem colocar em risco até mesmo a sua segurança e da sua banda.

A regra básica então é: use as ferramentas certas para as coisas certas. O improviso muitas vezes pode custar muito caro!

Continua depois da publicidade

Ah, mas e se eu usar os speakers cables na guitarra?

Bem, esses cabos não são blindados e o que vai acontecer é um vazamento de corrente elétrica ampliando os ruídos que os cabos de guitarra ofuscam por possuir essa blindagem de corrente.

O que vai acontecer é que a sua guitarra ficará com um som super abelhudo e você vai perder muita definição de timbre mesmo usando os melhores captadores do mundo – A real também é que muitas vezes o timbre da sua guitarra é uma porcaria porque você está usando cabos de baixíssima qualidade.

Talvez esse post gere algumas dúvidas, mas é só deixar aí nos comentários que a gente vai batendo um papinho. Mas no geral é: sempre analise para ver se os cabos que você está usando em seus amps e guitarras são realmente feitos para a função, okay?

Continua depois da publicidade

Nós vemos na próxima quarta!

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Entre Cabos e Amplis - David Rangel

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos