Se Minas não tem mar… foi conhecendo o litoral paulista que o cantor mineiro Gabriel Elias se apaixonou pelo clima praiano e resolveu adotá-lo em seu estilo musical. Aliás, foi em uma praia aqui do litoral que o cantor de reggae lançou na última sexta-feira (11) o EP Todas as Praias, onde ele reúne releituras de sucessos do gênero musical, eternizado por outros compositores.
“Esse é um álbum 100% de releituras e foi muito difícil a escolha do repertório, porque tem muita música que sou fã”, contou Gabriel em entrevista ao Blog n’ Roll.
Mas não é de hoje que o músico mineiro faz sucesso cantando músicas de seus ídolos de reggae brasileiro. Gabriel, que começou a cantar aos 16 anos em bares e eventos em Belo Horizonte, fez sua ‘estreia’ no YouTube justamente com covers.
Em pouco tempo, os vídeos ganharam visibilidade e Gabriel, o coração de vários fãs. Hoje ele soma mais de 200 milhões de visualizações no YouTube e 1,5 milhões de ouvintes no Spotify.
Nessa trajetória, o cantor contabiliza também três EPs de músicas compostas por ele, participação em festivais e parcerias com ídolos do reggae surf mundial.
De acordo com o músico, a ideia do projeto que traz releituras do reggae veio após ele regravar Me Namora, do cantor Armandinho, em outro álbum.
“A galera pirou na ideia e começou a pedir mais. E é aquilo, né: a voz do povo é a voz de Deus”, lembra, aos risos.
A primeira canção do projeto Todas As Praias é o single Um Anjo do Céu, do cantor Maskavo. A versão já está disponível nas plataformas digitais. Posteriormente, ele lancará releituras das músicas Do Lado de Cá, da Chimarruts, Morena, da Scracho, e Eu Sei, da Papas na Língua.
Gabriel Elias e Pé na areia
E o local escolhido para a gravação não poderia deixar de ser, claro, uma praia. Aliás, para a estreia, a selecionada foi a Praia da Almada, em Ubatuba, litoral norte de SP.
Gabriel afirma que é apaixonado por viajar pelas praias do litoral brasileiro. Uma, no entanto, mexe mais ainda com ele.
“Santos virou uma das minhas casas. Sou de BH e moro em São Paulo, mas fiz muitos amigos santistas e pelo menos uma vez por mês eu desço a serra, ainda mais que agora minha mãe mora na cidade. A ligação foi tanta que eu consegui convencê-la a morar pertinho da praia, ali no Gonzaga. E agora tô sempre por aí”.
Tempo de quarentena. E muito trabalho
Nesta fase de distanciamento social, sem shows e eventos, a rede social ganhou ainda mais importância na carreira de Gabriel. Ele diz que se aproximou ainda mais dos fãs.
“Foram superparceiros e receptivos com todos os nossos projetos. A gente sente falta do ao vivo, claro, mas não tem o que fazer, por enquanto. A expectativa de retorno aos palcos é enorme e esperamos que seja logo”.
Mas engana-se que longe dos palcos o trabalho diminuiu. O cantor afirma que está ralando mais do que nunca, sempre pensando em projetos especiais, com releituras e músicas autorais.
“Não sou de me lamentar (por esse período de distanciamento), sempre coloquei na cabeça que seria preciso suprir esse momento de alguma forma. E foi fazendo o que mais gosto: compondo e cantando”.
Por fim, você pode conferir o trabalho do Gabriel Elias, com projetos autorais e releituras, em seu canal no YouTube e nas plataformas digitais. Não irá se arrepender!