O que você está procurando?

Foto: Marcelo Soubhia / Fotosite

Especiais

Dave Grohl comanda showzaço do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil

Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, nem mencionou. Mas exatos 18 anos e dois dias após o suicídio de Kurt Cobain, vocalista da primeira banda de Grohl, o líder do Foo Fighters era a principal atração de um grande festival em São Paulo. A última vez de Grohl em São Paulo havia sido em 1993. Na ocasião ele também era a atração principal de um festival.

No Hollywood Rock, no entanto, Grohl era um coadjuvante da atração principal. Os holofotes estavam todos em cima de Kurt Cobain e sua apresentação caótica, totalmente drogado, com baby doll e rastejando pelo palco.

O Foo Fighters foi montado em 1995, um ano após a morte de Cobain. E o até então baterista do Nirvana tentava seguir uma nova vida. Levar adiante o aprendizado que sua primeira banda lhe proporcionou, mas fugir da sombra do rei do grunge.

Continua depois da publicidade

Hoje, 17 anos depois, Grohl não conseguiu apenas fugir das comparações. Ele é um dos maiores ícones da atual geração. E faz por merecer.

São sete álbuns de estúdio, dezenas de hits, vídeos engraçadíssimos e apresentações históricas. Um legado que ao menos em quantidade já supera o Nirvana.

No palco, nem o problema na garganta, que fez o vocalista cancelar algumas apresentações na Ásia e prejudicou seu desempenho na Argentina, parecia obstáculo. Os tradicionais gritos de Grohl serviram para mostrar a plena recuperação do frontman.

O repertório equilibrado, com um pouco de cada álbum, agradou em cheio o público. All My Life, My Hero, Learn to Fly, Breakout, Big Me, Best of You, Everlong e Monkey Wrench foram cantadas em uníssono pelos fãs.

Continua depois da publicidade

Chama a atenção, no entanto, o desconhecimento de boa parte do público aos hits dos álbuns Foo Fighters, The Colour and the Shape e There is Nothing Left to Lose, os três primeiros da carreira. Mas isso é reflexo da popularização recente da banda.

Ao meu lado, algumas pessoas comparavam a apresentação de Grohl com shows da Shakira, U2, Bruno Mars entre outros. Nada contra, apenas uma constatação do desânimo de boa parte dos fãs durante a apresentação.

No palco, o titio da banda, Pat Smear, aos 52 anos, deu um show à parte. Ex-integrante do grupo punk Germs, ele quebrou duas guitarras durante a apresentação e fez caras e bocas o tempo todo.

Duas horas após o início do show, Grohl e companhia vão para o backstage. Retornam, tocam mais três músicas e preparam o campo para o grande encontro. A roqueira Joan Jett sobe ao palco para duas músicas: Bad Reputation e I Love Rock and Roll. Se o jogo já estava ganho, com Joan no palco virou goleada.

Continua depois da publicidade

Um singelo pedido de desculpas pela demora em desembarcar em São Paulo (apesar de ser a segunda vez do Foo Fighters no Brasil, a primeira, em 2001, teve apenas um show no Rock in Rio), Grohl promete um retorno breve e encerra a apresentação com um dos maiores clássicos da banda: Everlong.

Setlist:

1 – All My Life
2 – Times Like These
3 – Rope
4 – The Pretender 
5 – My Hero
6 – Learn to Fly 
7 – White Limo
8 – Arlandria
9 – Breakout
10 – Cold Day in the Sun
11 – Long Road to Ruin
12 – Big Me
13 – Stacked Actors
14 – Walk
15 – Generator
16 – Monkey Wrench 
17 – Hey, Johnny Park!
18 – This is a Call
19 – In the Flesh? (Pink Floyd cover)
20 – Best of You

Bis

Continua depois da publicidade

21 – Enough Space
22 – For All the Cows
23 – Dear Rosemary
24 – Bad Reputation (Joan Jett cover)
25 – I Love Rock ‘n’ Roll (Joan Jett cover)
26 – Everlong

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

C6 Fest

Precisamos falar sobre o Pavement. A apresentação que rolou no último fim de semana, dentro do C6 Fest, foi mais do que um show...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos