Nossas redes

O que você está procurando ?

Crédito: Ricardo Matsukawa / Mercury

Especiais

Sem celulares, pista premium e o maior hit, mas ainda assim era o Placebo

Dez anos após o último show no Brasil, a banda inglesa Placebo retornou a São Paulo com algumas regras e um set totalmente renovado. No domingo (17), no Espaço Unimed, gravações e fotos com celulares foram proibidos, a pista premium foi extinta e metade do repertório foi composto por canções do último disco, Never Let Me Go (2022).

Antes de falar sobre a performance e o repertório, acho válido falar sobre as regras impostas pela banda. A não utilização de uma pista premium foi um acerto. Garantir a possibilidade de todos ficarem próximos dos ídolos é muito legal, ainda mais com um preço justo (R$ 500, inteira, R$ 250, meia). 

A proibição dos celulares para fotos e vídeos, na verdade, foi um pedido muito explícito. Foi anunciado nas redes sociais, avisado com mensagem em inglês no telão, além de um recado na caixa de som, dessa vez em português. 

Publicidade

Até a metade da apresentação, grande parte do público respeitou o pedido, que tinha como base a garantia de uma experiência incrível para todos, não permitindo que alguém colocasse o celular na cara de quem estivesse atrás. De fato, funciona. Qualquer ponto do Espaço Unimed estava com uma vista impecável do palco.

Fotos: Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts

No entanto, bastou alguns fãs entenderem que a regra quebrada não resultaria em expulsão ou apreensão do smartphone, que o jogo virou. E dá-lhe vídeos de má qualidade e desrespeito com o próximo até o fim.

Que o Placebo é avesso aos próprios hits, não é novidade. Aliás, Every You, Every Me foi sacada pela primeira vez no Brasil. Em sua quinta passagem pelo País, o grupo limou ainda sucessos como Nancy Boy, Pure Morning e You Don’t Care About Us.

Mas engana-se quem pensa que isso deixou o show menos impactante. The Bitter End, Taste Men e Running Up That Hill (cover de Kate Bush) garantiram os principais highlights da conexão entre Placebo e fãs.

Mas o repertório mais recente também caiu no gosto do público. Beautiful James, do Never Let Me Go, foi cantada inteirinha pelos fãs. Acredito que deva ser uma sensação ótima para o artista. Chegar com um trabalho novo e ver o público cantando com tanto afinco faixas recentes. O público do Placebo é diferente, no melhor sentido possível.

Publicidade

Boa parte do repertório é de 2006 para cá. Apenas quatro canções dos quatro primeiros discos foram lembradas, sendo que o maior sucesso da banda, Without You I’m Nothing, foi totalmente ignorado. Nenhuma surpresa para os fãs, que já viram Brian Molko dizer inúmeras vezes que tornou-se sufocante ter que cantar canções escritas aos 20 anos de idade.

Molko e Stefan Olsdal falam muito pouco durante o show, mas é possível ver uma melhora nessa comunicação entre o vocalista e o público. Molko chegou a brincar que fazia tanto tempo que a banda não vinha ao Brasil que muitos ali não eram nem nascidos em 2014.

Setlist

  1. Forever Chemicals
  2. Beautiful James
  3. Scene of the Crime
  4. Hugz
  5. Happy Birthday in the Sky
  6. Bionic
  7. Twin Demons
  8. Surrounded by Spies
  9. Soulmates
  10. Sad White Reggae
  11. Try Better Next Time
  12. Too Many Friends
  13. Went Missing
  14. Exit Wounds
  15. For What It’s Worth
  16. Slave to the Wage
  17. Song to Say Goodbye
  18. The Bitter End
  19. Infra-red

BIS:

  1. Taste In Men
  2. Fix Yourself
  3. Running Up That Hill (A Deal With God) – (Kate Bush cover)

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Pilar sólido do influente hardcore nova-iorquino e uma das bandas mais cultuadas do gênero no mundo, o Gorilla Biscuits enfim volta ao Brasil após...

Agenda

Bruce Dickinson acaba de anunciar a banda brasileira Clash Bulldog’s para abrir os shows da turnê brasileira como convidados especiais. As apresentações acontecem entre...

BR

A banda Terno Rei anunciou as datas de sua turnê de encerramento do bem sucedido álbum Gêmeos, lançado pela Balaclava Records em março de...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos