Nossas redes

O que você está procurando ?

Geral

Marcos Valle resgata parceria com Stacey Kent e lança kit

Celebrar uma carreira extensa quase sempre requer um marco na vida do artista. Uma turnê comemorativa, um show especial, relançamento de um álbum clássico com nova remasterização ou mesmo um disco com canções inéditas.

No caso de Marcos Valle, 72 anos de vida e 53 de carreira, foi um CD e DVD ao vivo, além de outro DVD com um documentário. No palco do Birdland Jazz Club, uma das mais tradicionais casas de Nova Iorque, Valle teve uma companhia especial, a amiga Stacey Kent, com quem já havia gravado outro álbum, há três anos.

Publicidade

O projeto anterior com Stacey nasceu durante um concerto que os dois fizeram em homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, em 2011, no Rio de Janeiro. A dupla apresentou Samba de Verão, um dos maiores sucessos de Vale, no evento, que contou com vários artistas.

“A Stacey se tornou minha amiga anos atrás, quando começamos a trabalhar juntos. Tivemos uma aproximação muito grande. Trouxemos esse sentimento ao palco, junto com meus amigos da banda. Era um diálogo de amigos e músicos, incluindo o marido da Stacey, o Jim Tomlinson, que toca saxofone. No palco estávamos nos admirando”, comenta Valle, em um trecho do documentário From Tokyo to New York (Sony Music), dirigido pelo ex-baterista do Titãs Charles Gavin, que compõe o kit triplo comemorativo.

Parceria com Vinicius
O repertório do show de Valle e Stacey inclui boa parte dos sucessos do músico carioca, além de uma seleção de faixas prediletas da cantora norte-americana. Mas também há espaço para novidade. Uma parceria inédita com Vinicius de Moraes, com a canção Amando Demais, a cereja nesse material especial de Valle.

Falecido em 1980, Vinicius jamais gravou uma parceria com Valle. Para o músico, a timidez dele e as parcerias já consolidadas naquela época podem ter impedido esse encontro em vida. “Estava sempre com o meu irmão (Paulo Sérgio Valle), nos completávamos nas canções. O Vinicius com o Tom (Jobim), o Menescal e o Bôscoli”.

Publicidade

Agora, por que a canção demorou tanto para ser revelada? O próprio Valle explica: “O Carlinhos Lyra só teve acesso em 2014, quando um jornalista levou um manuscrito com a letra do Vinicius e embaixo o nome dele. Ele nem lembrava da melodia, mas decidiu levar para mim. Mas levou de uma forma surpreendente”.

O fato que pegou Valle de surpresa foi durante a festa de comemoração dos 100 anos de Vinicius de Moraes, organizada por Gilda Mattoso (última esposa de Vinicius) e Magda (esposa de Lyra).

“Fui para a festa pensando que íamos celebrar o centenário do Vinicius. De repente, o Carlinhos se levantou, fez um discurso e promoveu a parceria. Ele me entregou a letra e falou que eu iria gravar. Peguei aquele manuscrito, preparei a melodia, ainda em 2014. Ele adorou. Guardei para o DVD, porque era um momento especial, tinha tudo a ver deixar para esse registro”.

Publicidade

marcosvalle-staceykent2

Reconhecimento internacional
A escolha pelo Birdland Jazz Club para a gravação do show não foi por acaso. O mercado norte-americano é um dos principais para o músico. Parceiro de longa data de Edu Lobo e Dori Caymmi, Valle atingiu o segundo lugar nas paradas de sucesso norte-americanas com Samba de Verão, em 1964. A faixa, um clássico da bossa nova, recebeu mais de 80 versões somente nos Estados Unidos.

Só no Birdland, Valle afirma ter se apresentado sete anos seguidos. “Cada vez levo um convidado diferente. Levei o Menescal, o Emílio Santiago, o Carlos Lyra, a Sandra de Sá. É um público cativo que tenho todo ano lá. Estou acostumado com o local e sempre é um show diferente. A Stacey também é da casa, sempre se apresenta lá. Conhecemos bem a sonoridade”.

Na Europa, Valle destaca Londres como um mercado interessante para ele. “O público jovem está descobrindo minha obra lá. Cada vez que retorno para Londres, é uma alegria de ver várias pessoas novas nos shows”.

Na próxima quinta-feira, às 21horas, o Teatro Bradesco, na Capital, receberá o show de lançamento do CD, DVD e documentário Marcos Valle & Stacey Kent Live at Birdland – New York City (Sony Music), com participação especial de Edu Lobo e Dori Caymmi, os primeiros parceiros de Valle.

Publicidade

“Será um momento muito especial. Comecei minha carreira com eles (Dori e Edu). O Dori cantará músicas minhas, eu cantarei do Dori, o Edu fará o mesmo. Cantarei para Dizer Adeus com o Edu, que é dele. Vamos acrescentar músicas que não estão no DVD, em um formato diferente”, explica Valle.

Durante nossa conversa por telefone, comentei que seria um show longo então. Valle, no entanto, me corrigiu: “Apesar das mudanças, acredito que uma hora e meia é o tempo suficiente para tocarmos tudo”. Ao ouvir a resposta, a esposa o corrigiu: “Nada disso. Será maior essa apresentação”, disse, para o músico se corrigir: “Verdade. Esse show terá duas horas”, completou, aos risos.

Os ingressos custam entre R$ 50,00 e R$ 280,00 e podem ser adquiridos no site Ingresso Rápido. O Teatro Bradesco fica na Rua Palestra Itália, 500.

Publicidade

1 Comment

1 Comment

  1. Giovanni Fiorenzano

    1 de agosto de 2016 at 17:25

    essa parceria inédita com o Vinícius é simplesmente lindíssima!!!
    parabéns ao grande Marcos Valle…
    show com Stacey, Dori e Edú é para matar nego do coração…demais!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Além de completar 25 anos nesta sexta-feira (22), a cantora e compositora Carol Biazin chega à reta final da turnê Beijo de Judas, com...

TV e Cinema

O documentário The Beatles and India já está disponível no catálogo da HBO Max. Dirigido pelo escritor e jornalista indiano Ajoy Bose, o filme...

TV e Cinema

Um dos maiores craques de futebol da atualidade vai entrar em campo na Netflix a partir de 25 de janeiro de 2022. A nova...

TV e Cinema

A HBO Max anunciou a produção de Romário, o Cara, sobre um dos maiores jogadores e um dos personagens mais polêmicos da história do...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos